A rotina de alagamentos provocados por chuvas intensas combinadas com o subdimensionamento do sistema de drenagem, na Rua Dias da Rocha Filho, no ponto de encontro com a Rua Padre Germano Mayer, no Alto da XV, está com os dias contados. A partir desta quinta-feira (25/6), o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas passou a coordenar a execução de serviços da estrutura que eleva a capacidade da região de enfrentar os temporais.

Além da construção de uma nova e mais robusta galeria de águas pluviais, está em andamento a implantação sob a linha férrea o chamado “Tunnel Liner”, que é uma estrutura tubular de aço corrugado que irá canalizar a água da chuva.

O início do trabalho foi vistoriado nesta quinta-feira (25/6) pelo prefeito Rafael Greca, pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e pelo engenheiro Augusto Meyer Neto, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem.

“Aqui passa o caudaloso Rio Juvevê, que de vez em quando sai do seu curso, da sua galeria antiga, e acaba inundando tudo. É histórica a enchente em que os carros boiaram no estacionamento do shopping da região, mas agora isso vai acabar e faremos a obra com um método não destrutivo”, disse Greca.

De acordo com o secretário, o prazo de conclusão da obra é de quatro meses. “A implantação da nova estrutura, que completa terá a extensão de 400 metros, irá sanar um problema crônico e garantirá que este ponto da cidade fique menos vulnerável aos efeitos das fortes chuvas”, apontou Rodrigues.

Ordem de serviço
Durante a vistoria, o prefeito Rafael Greca também anunciou a liberação da ordem de serviço para construção de três galerias reservatório no Rio Juvevê. As estruturas serão implantadas na altura das ruas João Américo de Oliveira, Camões e Do Herval e irão minimizar o risco de alagamentos em locais dos bairros Cabral, Hugo Lange e Cristo Rei.

“Além da intervenção do ‘Tunnel Liner’ e galeria sob a Rua Dias da Rocha Filho, também faremos obras em outros três pontos do Rio Juvevê. Daqui um tempo vai poder chover bastante que não vai mais alagar”, disse Greca.

As galerias reservatório terão a função de armazenar temporariamente a água da chuva, controlando a velocidade da sua vazão até que o temporal diminua. A previsão da Secretaria Municipal de Obras Públicas é de que as obras comecem já na próxima semana e sejam concluídas em sete meses.