A fiscalização de vendedores ambulantes não autorizados tem sido frequente nos parques de Curitiba. No Barigui, um dos mais procurados nos fins de semana, a equipe da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos lavrou oito autos de apreensão, neste domingo (10/12).

Foram apreendidos 300 itens irregulares variados: 135 latas de cerveja, 59 latas de refrigerante, 97 garrafas de água, duas caixas de isopor, duas caixas térmicas, três garrafas abertas de bebidas alcoólicas, um carrinho de compra e uma banqueta.

A diretora de fiscalização da secretaria, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho, afirma que as operações devem se intensificar nos meses mais quentes do ano. “No verão, as pessoas vão em maior número aos parques, o que atrai os ambulantes irregulares”, explicou.

Um dos principais problemas, segundo a diretora, é a inviabilidade de verificar a procedência dos produtos. “No caso dos alimentos, principalmente, não há como verificar se o armazenamento e o modo de preparo são corretos, o que pode ser perigoso”, salientou.

A operação contou com três equipes de fiscalização, totalizando 17 fiscais.

Depósito

Os itens não perecíveis ficarão no depósito por até 30 dias, prazo em que os proprietários podem retirá-los, mediante pagamento da multa respectiva. O valor varia de acordo com a quantidade de itens apreendidos. Caso não sejam reclamados, serão encaminhados para doação ou, no caso das bebidas alcoólicas, encaminhados à Receita Federal.

A Guarda Municipal prestou apoio à operação com a presença de 11 guardas municipais.

Fonte: Prefeitura de Curitiba