Já ouviu falar que Curitiba é uma cidade modelo? Pois é, além disso a capital paranaense quer ser também uma capital inovadora através de um projeto chamado Vale do Pinhão – inspirado no Vale do Silício na Califórnia, Estados Unidos, maior referência quando falamos de empreendedorismo tecnológico.

O Vale do Pinhão tem como objetivo incentivar a inovação interligando os principais empreendedores da cidade para o melhor desenvolvimento das ideias com apoio de entidades como a Fecomércio, o SEBRAE-PR, o Sistema FIEP (formado pelas instituições Fiep, Sesi, Senai e IEL), Federação do Comércio de Bens além de agentes de educação como a Universidade Positivo, a UFPR, a UTFPR e a PUC-PR. .

A região escolhida para este start abrange os bairros Rebouças e Prado Velho que serão revitalizados e preparados para este desenvolvimento. Plínio Marcus Schemes da Silva, responsável pela área técnica do projeto, explica o porque desse bairro ser o escolhido: “ O Rebouças é o antigo bairro industrial da cidade e foi a escolha para receber a matriz do Vale do Pinhão, devido a sua localização estratégica no coração da cidade, e no centro de um círculo acadêmico privilegiado”.

 

O projeto tem 22 ações divididas em três pilares principais, são eles:

Crescimento: tem o objetivo de inovar ambientes já existentes, criando melhores condições e para atrair novos investimentos;

Internacionalização: reforça a ligação de Curitiba com outros ecossistemas de inovação no Brasil e no mundo, posicionando Curitiba entre as principais cidades inovadoras do país e do mundo;

Inovação na Prefeitura: apresentação para os servidores públicos, por meio de parcerias com o IMAP, palestras, cursos, entre outros.

 

O público alvo do Vale do Pinhão são startups, grandes empresas, para possibilitar que estas, testem novas tecnologias, como por exemplo: ensino de robótica, programação 3D, centros de pesquisas e desenvolvimento, incubadoras, etc. Você também pode ajudar nesse projeto:

“Se você é empreendedor, estudante, faz parte da Economia Criativa, é investidor, tem uma startup, uma ideia de negócio ou pretende ter e principalmente quer que Curitiba se destaque no cenário brasileiro e global de empreendedorismo, você pode se cadastrar em nosso site, participar dos eventos realizados e apoiados pela Agência e fazer parte desta transformação”, explica Plínio.

Confira algumas ideias inovadoras que já fazem parte do Vale do Pinhão
Renova Green
Criado pelo engenheiro eletricista Reinaldo Cardoso trabalha, o projeto é um modelo de produção de energia solar por assinatura focado em residências particulares, mas que pode ser adaptado para condomínios e empresas. A ideia é popularizar a energia solar gerando até 25% de economia na conta de luz..

 

Metha Soluções
O engenheiro Felipe Wotecoski criou um sistema de micro centrais hidrelétricas que já conquistou o Parecer de Acesso da Copel e tem unidades operando no Paraná, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba.  O projeto é de alta eficiência para baixa disponibilidade de água e cada módulo, em sua potência máxima, tem capacidade de gerar 720 kW.h por mês – dá para  abastecer cinco casas de porte médio com quase nada de impacto ambiental

Produteca
Projeto de impressão em 3D e outras técnicas criado pelos designers Felipe Aranega e Giulia Motti. Aideia é acelerar o ciclo de projetos das empresas para seus produtos com agilidade e custos muito mais baixos do que há na indústria convencional.

Everywhere
Um sensor que capta sinais enviados por celulares para monitoramento de fluxo de pessoas. Esta é a ideia do Everywhere, criado por Oto Moreira. Este sensor mantém o respeito à privacidade das pessoas (sem invasão) a pode mensurar de forma contínua quantas pessoas circulam por determinado local e quantas regressam. Ideal para colher informações para mídia exterior, mobilidade urbana, segurança, dentre outros.

Para quem quiser saber como desenvolver sus projetos inovadores que auxiliem o projeto Vale do Pinhão, basta acessar https://www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br/

Por: Jamile Maltaca