Nesta semana teve início a primeira capacitação do ano do programa Empório Metropolitano, que oferece aprimoramento profissional para empreendedores de Curitiba. Em parceria com o Sebrae, o programa trabalha com pessoas que produzem material artesanal ou semi-industrializado – que utiliza máquinas, mas não em escala industrial.

O coordenador do programa, Mauri Ferronato, explica que as capacitações são a ferramenta principal no processo de desenvolvimento dos participantes. “As palestras são voltadas para a gestão do negócio, gestão financeira, para que aprendam e a trabalhar de forma associativa”, explicou. Os aspectos técnicos da produção também são abordados. “Também passamos a necessidade de buscar alternativas de matéria-prima, a buscarem inovação de tecnologias.”

A capacitação é a primeira etapa do programa. A segunda fase é a apresentação dos produtos, que passam por uma avaliação. “Se o produto estiver adequado ao mercado, ele é encaminhado para a próxima etapa”, contou Ferronato. Os produtos aprovados são encaminhados para as lojas do programa. São seis: nas Ruas da Cidadania do Carmo, Boa Vista, Fazendinha, Pinheirinho, Shopping Omar e Mercado Municipal, para produtos alimentícios.

As lojas significam, para muitos produtores, um primeiro contato com o mercado, através dos espaços que o programa já dispõe. É o caso da contadora Caroline Passos, que faz biscoitos artesanais. Para ela, as lojas são “uma alternativa viável, por não ter a obrigação de financiar um espaço próprio”, comentou. Caroline já produz biscoitos e vende pela internet desde 2010, mas busca ampliar a atuação. “Quero aprender mais sobre a parte administrativa do negócio”, relatou.

O propósito do programa, segundo Mauri, é que as famílias envolvidas desenvolvam uma nova fonte de renda, que pode até se tornar a principal. “Queremos que eles se desenvolvam de forma a tornar os negócios sólidos e sustentáveis”, concluiu.

No segundo semestre uma nova chamada para capacitação deve ser feita pelo Instituto Municipal do Turismo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba