Não importa a idade, o que vale é o talento, ou melhor, a vontade de aprender. A afirmação é do músico e professor Luiz Sérgio Della Roveri, que dá aulas de violino na Rua da Cidadania do Cajuru. “Dou aula para crianças a partir de quatro anos e meu aluno mais velho tem 90. Muita gente pensa que depois dos 40 anos não tem mais vida, não é verdade, tem muito o que viver e aprender”.

Os cursos são oferecidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A Regional Cajuru tem aulas de violão, viola caipira, guitarra e baixo elétrico, bateria, violino, teclado, técnica vocal e prática canto de coral, capoeira, desenho artístico, pintura em tela, jazz, yoga, dança circular, dança urbana (street dance e hip hop), teatro e prática de banda.

Rita Gomes dos Santos (60) estuda violino. Ela conta que no começo foi difícil, mas não se arrepende da escolha. “Distrai a cabeça, me traz felicidade”, afirma Rita.

A escolha pelo violino surpreendeu os pais de Lara Juski dos Santos, de 6 anos. “A gente não esperava que ela tivesse essa iniciativa, há dois anos ela pede para aprender violino”, conta a professora Delane Juski, mãe da Lara E a menina tece argumentos para convencer os pais. “Eu gosto muito do som dele, acho bonito e bem fino”, diz Lara.

Na outra sala, o ritmo não é o clássico, mas o contemporâneo, a aula é de jazz e também, há espaço para crianças e adultos, explica a professora Jocilene de Lara. “O jazz trabalha coluna, perna, quadril, o corpo inteiro. A gente dança, treina os movimentos e no final da aula, faço uma coreografia com os movimentos que o corpo entendeu, para elas dançarem”, explica Jocilene.

A dona de casa Vanessa Linda Dias acompanha a filha Françoise Marie Dias Chatagnier nas aulas de jazz e violão. “Ela gosta de dança, de música, a escolha foi dela e as aulas são perto de casa e o preço é acessível, ficou ótimo”.

As danças circulares também são ensinadas na Regional Cajuru pela professora Jocilene. “Nesta turma tenho alunas de 5 a 80 anos de idade. A maioria vem por recomendação médica, para tratar a depressão”, conta Jocilene. “A aula faz o corpo todo trabalhar. Vai para a direita, vai para a esquerda, vai para frente, vai para trás. Tem que contar o tempo todo e isso ajuda a pensar, diverte e distrai a cabeça.”

Para quem gosta do silêncio, a opção são as aulas de desenho e pintura. A professora Tânia Maria dos Santos dá aulas de desenho artístico e de desenho preparatório para a prévia do vestibular de Arquitetura, Design de Moda e Desenho Industrial na Regional Cajuru e no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço. “Eu fico bastante gratificada, tenho uma clientela diversificada e ansiosa por se expressar”.

As aulas são para adultos e crianças e as técnicas ensinadas são muitas. Uma delas é o desenho em carvão. “O carvão é um material bem macio, permite ao aluno fazer traços mais longos, mais soltos. É um exercício para soltar o braço. Ajuda a perder a timidez e a dependência da borracha”, explica.

A estudante Nicole Daniele de Freitas, de 13 anos, é aluna da professora Tânia. Ela desenha desde criança e viu no curso oferecido pela Fundação Cultural a oportunidade para aperfeiçoar os traços. “Resolvi sair da frente do computador e fazer algo diferente, estou aqui há dois meses, aprendendo muito”, comemora.

Aline Hirano tem 9 anos e sempre quis desenhar. “Desde pequeninha eu tentava desenhar e não conseguia. Agora consigo porque estou fazendo o curso. Já desenhei luz e sombra, formas geométricas, aprendi a diferença entre a sombra de um cubo e de uma forma redonda”, ressalta.

Como participar

Para participar é preciso procurar o núcleo da Fundação Cultural na Rua da Cidadania do Cajuru e se informar sobre vagas e o valor do curso.

Para se inscrever, é preciso levar um documento pessoal e comprovante de endereço atualizado. Menores devem fazer a inscrição acompanhados dos pais ou responsável.

Serviço: cursos de arte na Regional Cajuru

Local: Rua da Cidadania Cajuru (Rua Nivaldo Braga esquina com a Avenida Maurício Fruet, Cajuru)

Telefone: 3361-2304 e 3361-2302

arteeculturacajuru@fcc.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura de Curitiba