Exatos 3.767 atletas confirmaram inscrição para participar da 43ª edição da Prova Rústica Tiradentes, a ser disputada no domingo, dia 30 de abril, pelas vias centrais de Maringá.
Além dos 570 inscritos nas categorias menores, 3.197 atletas se inscreveram para a prova principal. Foram 2.010 inscrições no masculino e 1.187 no feminino.
No total, atletas de 145 diferentes cidades estarão representando os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás e Minas Gerais. Entre os inscritos também estão cinco atletas quenianos – três na categoria masculino e duas no feminino – e um atleta da Etiópia.
“Além do bom trabalho desempenhado pela nossa equipe da Sesp, essa superação no número de inscritos pode ser creditada especialmente aos vários encontros promovidos para ouvir sugestões de grupos de corridas, técnicos de atletismo, associações de atletas e pessoas adeptas do esporte. Se superamos a expectativa na quantidade de inscritos, agora a meta é superar o nível de qualidade da organização, fazendo da prova deste ano a melhor de todos os tempos”, observa o secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina.
Categorias e percursos
As categorias para homens e mulheres são a Juvenil (17 a 19 anos), Categoria A (20 a 24 anos), Categoria B (25 a 29 anos), Categoria C (30 a 34 anos), Categoria D (35 a 39 anos), Categoria E (40 a 44 anos), Categoria F (45 a 49 anos), Categoria G (50 a 54 anos), Categoria H (55 a 59 anos), Categoria I (60 a 64 anos), Categoria J (65 a 69 anos) e Categoria K (70 anos e acima).
A prova principal tem largada prevista para as 8 horas, com percurso de 10 mil metros, enquanto a largada para menores será às 10h30, saindo da Avenida XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal.
O percurso da prova infanto-juvenil é dividido entre as categorias A (14 a 17 anos – percurso de 4 mil metros), Categoria B (11 a 13 anos – 1.200 metros) e Categoria C (8 a 10 anos – 300 metros).
Para a próxima terça-feira, dia 25, está programada uma reunião de trabalho com técnicos esportivos e acadêmicos dos cursos de educação física das quatro faculdades de Maringá para distribuição das funções para a prova. A reunião será no auditório Hélio Moreira.
A direção da prova alerta também que não haverá inscrição e nem entrega do kit para a corrida no dia da prova. O kit contendo uma barra de cereal, uma camiseta, o número de peito, alfinetes e o chip, para marcação do tempo, deverá ser retirado nos dias 28 e 29 de abril, das 8h às 22 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Maringá, com a apresentação de documento com foto. As crianças também deverão retirar o chip no mesmo local e horário.
Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp) e Polícia Militar do Paraná, a Prova Rústica Tiradentes consta no calendário oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e é considerada um dos principais eventos do atletismo brasileiro.
Saiba mais:
A Prova Rústica Tiradentes é disputada desde 1975 em comemoração ao Dia de Tiradentes (21 de abril). Maringá teve até hoje 32 vencedores diferentes na categoria masculina, sendo 24 brasileiros e oito estrangeiros. Na categoria feminina, foram 25 ganhadoras, sendo 19 brasileiras e seis estrangeiras. As últimas edições têm sido dominadas por atletas africanos de países como Quênia e Tanzânia, de grande tradição na modalidade.
Ano passado a prova teve 3.200 atletas inscritos e confirmou como vencedores o queniano William Kibor, com o tempo de 29m21s, e a paranaense Joziane Cardoso, com 34m58s.
Fonte: Prefeitura de Maringá