A Escola Municipal Arapongas, no Novo Mundo, teve uma quinta-feira (23) movimentada. A instituição foi um dos espaços escolhidos pelos calouros e veteranos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a realização do trote solidário – iniciativa em que ações de interesse social substituem o antigo banho de tinta ou de lama.

“Parece que aqui, hoje, tem mais adulto que criança”, dizia a vice-diretora da unidade, Daniela da Rocha, que tem 328 alunos sob seus cuidados. Logo cedo, ela ajudou outras professoras a recepcionar os cerca de 200 novos estudantes da UFPR. Entre eles estão aprovados em cursos como as engenharias Mecânica, Elétrica e Florestal, Economia e Nutrição.

Durante todo o dia, rapazes e moças lavaram e pintaram muros, refizeram o paisagismo e fizeram atividades com os escolares. “Isso é muito bom porque estamos ajudando a comunidade desta escola, que é pública, assim como a Universidade Federal”, diz a veterana e integrante da comissão organizadora do trote, Rafaella Gonçalves. Ela se referia ao fato de a UFPR ser mantida também com recursos originários dos tributos pagos pela população.

Além de acompanhar os estudantes e também ajudar nas atividades programadas para a escola Arapongas, Rafaella e os veteranos Eduardo de Andrade e Sarah Anabele Silva levaram doações de livros e leite. Os livros serão incorporados ao acervo da escola e as caixas de leite, prevê a vice-diretora, poderão ser entregues às famílias dos alunos mais carentes.

O calouro de Engenharia Elétrica André Luiz Domingues, um dos encarregados da pintura interna do muro da escola, estava eufórico. “Estou achando o máximo. Nunca que eu ia conhecer colegas de tantos cursos diferentes se não tivesse encontrado com eles aqui. Estou ajudando e me divertindo muito”, contou.

Isso, no entanto, não foi a única novidade para André: ele também nunca tinha estado naquela região da cidade. “Só ficamos sabendo que viríamos aqui antes de entrar no ônibus. Isso também é muito bom porque estou conhecendo melhor a cidade”, resumiu.

Fonte: Prefeitura de Curitiba