Um novo conceito de organização territorial da cidade está nascendo nessa sexta-feira (3), às 9h da manhã, no Calçadão do Cascavel Velho.  O bairro recebe a implantação do primeiro Território Cidadão, que reúne também os bairros Jardim Itália e Jardim Veneza. “É um projeto piloto, que servirá de modelo para outros onze que serão instalados nos próximos meses, permitindo que os cidadãos tenham perto de casa os principais serviços públicos e os programas  lançados pelo novo governo nas áreas de saúde, educação, meio-ambiente, agricultura, esporte, cultura, etc…”, resume o prefeito Leonaldo Paranhos.
A ideia é que o território cidadão tenha a estrutura de uma pequena cidade, com uma sede administrativa e uma Estação da Cidadania para concentrar a oferta de serviços públicos municipais ou de parceiros, entre os quais o Governo do Estado, SESC, SENAC, SESI, SENAI, Agência do Trabalhador e o suporte inicial do Exército Brasileiro.
“O que está acontecendo no Cascavel Velho é um bom exemplo da transformação que queremos implantar na cidade e que denominamos de Nova Cascavel. Nova no conceito de gestão pública, mas nova também na forma em que os próprios cidadãos enxergam e se apropriam do seu lugar, do seu espaço, do seu território”, explica Paranhos.
Do abandono à revitalização
A base do primeiro território está sendo finalizada no Calçadão do Cascavel Velho. O local, antes completamente abandonado e tomado pelo mato, sem iluminação e com estrutura pública deteriorada, agora está totalmente restaurado, limpo, iluminado e pronto para receber a população. “Esse espaço, revitalizado, será administrado em conjunto com os moradores através da criação de um conselho territorial. É a própria comunidade que ficará responsável por assegurar que essa conquista seja de todos e para sempre”, enfatiza Alcione Gomes, coordenador do Programa dos Territórios.
Neste primeiro momento o Exército é o grande parceiro do projeto, participando com homens, barracas de apoio e hospital de campanha, onde será realizado um mutirão de atendimento à saúde. Simultaneamente, em parceria com os agentes de endemias do município, soldados do Exército vão percorrer todas as residências dos três bairros para realizar vistoria e orientar sobre os perigos do mosquito da dengue – o índice Lira no Cascavel Velho está muito acima do preconizado pela OMS.
Serviços perto do cidadão
Um dos objetivos do território cidadão é aproximar o poder público e as políticas públicas do cidadão. “Serviços que hoje exigem deslocamento das pessoas pela cidade, como a confecção de uma carteira de trabalho, de identidade ou resolver um problema administrativo com a prefeitura, estarão próximos, na base do território. Pode parecer pouco, mas isso representa economia com o transporte e mais tempo perto da família”, avalia o prefeito Paranhos.
A concepção de uma administração pública mais acessível e mais próxima das pessoas não é nova. Paranhos conheceu diversas experiências como essa na viagem que fez a diversos países europeus em busca de experiências para formatar o plano de governo que apresentou durante a campanha. A organização e administração da cidade por territórios foi uma dessas experiências, aplicada com sucesso em várias cidades da Europa. “Se deu certo lá, pode dar certo aqui, basta que o poder público planeje as ações e chame a sociedade a participar”, afirma.
Fonte: Prefeitura de Cascavel