Desde 2013, ficou mais fácil agendar uma consulta com um cirurgião-dentista, fazer uma restauração ou mesmo uma limpeza nos dentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba. Medidas como a marcação de consulta – que hoje pode ser feita por telefone – e ampliação do horário de atendimento, facilitaram o acesso ao serviço. O número de pacientes que tiveram acesso ao serviço odontológico no SUS cresceu 30,5% entre 2012 e 2015.

Em 2012, 127.819 pessoas passaram pela primeira consulta odontológica. Em 2015, foram 166.811 pacientes. “Houve um aumento natural na demanda nestes últimos anos, por vários fatores, como a crise econômica e o SUS absorveu este impacto. Isso se reflete em todas as áreas da saúde e também nos procedimentos realizados. Mas também houve a oferta de novas alternativas ao usuário, como o fato dele poder ser atendido depois de horário de trabalho, como já ocorre em algumas unidades de saúde”, analisa o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton.

O número de procedimentos odontológicos realizados na Atenção Primária à Saúde –procedimentos menos complexos realizados nas unidades básicas de Curitiba – aumentou na mesma proporção, passando de uma média diária de 3,5 mil procedimentos/dia em 2012 para 4,4 mil procedimentos/dia este ano.

Registros de atendimento especializado também cresceram. É o caso da endodontia (tratamento de canal), que teve um acréscimo de 13,29% no volume de atendimentos entre 2012 e 2015. Já a periodontia (tratamento de gengiva), registrou 27,91% a mais de atendimentos. Procedimentos como exame de lesão bucal, para o diagnóstico de câncer bucal, aumentaram em 53,55%.

Descentralização
No serviço de próteses odontológicas (dentadura), que não existia até 2012, foram confeccionadas 1,4 mil próteses em 2015. O serviço foi descentralizado e passou a ser disponibilizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e em diversas unidades básicas de saúde.

Titton lembra ainda que Curitiba foi a primeira cidade brasileira a contar com cirurgiões dentistas nas equipes de Consultório na Rua, voltadas a oferecer serviços de saúde para população em situação de rua e vulnerabilidade social. “Essa era uma das principais queixas desse público e essa iniciativa se tornou referência para o programa em todo país”, ressalta o secretário.

Técnico de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Wellington Zaitter destaca que ocorreram várias mudanças no processo de trabalho e que contribuíram com os resultados positivos. Um exemplo foi o agendamento das consultas. Das 108 unidades de saúde que contam com clínicas odontológicas, 28 já estão fazendo o agendamento das consultas por telefone ou por e-mail (26% do total). A Unidade de Saúde Mãe Curitibana não tem consultório próprio, mas os pacientes são atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas Rosário, também no bairro São Francisco.

A contadora Maria Aparecida Cordeiro da Rosa (FOTO), 60 anos, usuária da Unidade de Saúde Santa Quitéria I, não poupa elogios à equipe da clínica odontológica da unidade e garante que nunca tem dificuldades para marcar consulta. “O serviço e o atendimento lá é muito bom. Eu recomendo”, afirma.

Urgência
Ainda na Atenção Primária, Zaitter lembra que outro avanço foi a ampliação de horário para atendimento odontológico em algumas das unidades básicas que passaram a funcionar até as 22 horas. Das dez unidades que ficam abertas até mais tarde, três contam com equipes de saúde bucal no período noturno: US Bairro Novo (Sítio Cercado), US Eucaliptos (Boqueirão) e US Camargo (Vila Oficinas). Nestes três equipamentos, a produção odontológica teve um acréscimo médio de 55% no volume de atendimentos.

Além do atendimento nas unidades básicas de saúde, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas oferecem atendimento odontológico para as situações de urgência e emergência – dor intensa, infecção e traumas. São elas: UPA Boa Vista, Sítio Cercado e Fazendinha. Nas UPAs Boa Vista e Sítio Cercado, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Já na UPA Fazendinha a cobertura odontológica foi ampliada e, desde o mês de setembro, funciona das 7h às 19h todos os dias – inclusive sábados, domingos e feriados para casos de urgência.

Especialidades
A reestruturação do serviço de odontologia no SUS Curitiba incluiu também os serviços especializados. Desde março, a população passou a contar com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Positivo, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Positivo. O serviço, segundo Zaitter, representou um aumento de aproximadamente 25% da oferta de especialidades odontológicas para os usuários do SUS. “E beneficiou diretamente a população dos Distritos Sanitários Santa Felicidade e CIC, que, geograficamente, são os que estão mais próximos do CEO Positivo”, comenta.

O administrador Fabiano Bechtlof, 46 anos, usuário da Unidade de Saúde Butiatuvinha, realizou um tratamento de canal no CEO Positivo e se disse surpreso com a qualidade do atendimento e do serviço em geral. “Eu não imaginava que seria assim. O atendimento foi perfeito, nota dez”, afirmou.

Os centros de especialidades odontológicas da rede pública de saúde são serviços estruturados para atender demandas mais complexas na área de saúde bucal. Pacientes que necessitam de procedimentos especializados são encaminhados para estes centros pelas unidades básicas de saúde. Ali são realizados procedimentos de periodontia (ossos da boca/face e gengiva), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias bucais, diagnóstico de câncer bucal e ainda atendimento a portadores de necessidades especiais, entre outros.

O CEO Positivo é o terceiro centro de especialidades odontológicas de Curitiba. Além dele, existem ainda o CEO Rosário, no bairro São Francisco, e o CEO Sylvio Gevaerd, no Portão. Fazem parte dos procedimentos oferecidos pelos CEOs o diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Fonte: PMC