O Hospital do Idoso Zilda Arns aumentou em mais de 58% o número de consultas ambulatoriais realizadas nos últimos quatro anos. Atendendo em 22 especialidades – entre consultas cirúrgicas, clínicas e multiprofissionais – só de janeiro a outubro de 2016 foram 29.795 consultas contra 18.784 realizadas durante todo o ano de 2013. Esse aumento se deve, em parte, pela abertura da unidade assistencial descentralizada, anexa a unidade básica de saúde Salgado Filho, no bairro Uberaba, que aumentou a oferta de consultas.

“Em 2014, ampliamos nossos serviços com a unidade Salgado Filho e também algumas especialidades com os ambulatórios de gerontologia e geriatria. Em contrapartida também melhoramos o processo de trabalho, com redimensionamento do tempo das consultas”, explica Altair Damas Rossato, diretor de práticas assistenciais do Hospital do Idoso.

Além das consultas, o Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia (SADT), também realizou mais de 149 mil exames entre radiológicos e de diagnósticos por imagem. Esses exames são feitos no próprio Hospital do Idoso ou em uma das seis unidades de pronto atendimento (UPA), que encaminham via web os exames de raio x, para que sejam laudados na Central de Laudos que funciona 24 horas, podendo ser impressos nas unidades geradoras das imagens.

Internações

Com 132 leitos distribuídos entre enfermarias, quartos de isolamento, leitos de UTI, observação, emergência e recuperação pós-anestésica, o Zilda Arns realizou nos dez primeiros meses de 2016, mais de 4 mil internações e 1.267 cirurgias.

“Procuramos humanizar cada vez mais o atendimento, focando o trabalho no paciente, reforçando a importância da presença do acompanhante e da atenção domiciliar”, ressalta Rossato.

O Hospital recebe pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos, outros hospitais e serviços de saúde do SUS Curitiba. A média de idade dos pacientes é de 75 anos e, de acordo com dados da Ouvidoria da instituição, 99,7% deles aprovam o serviço prestado e seus indicadores comprovam a excelência no atendimento. O índice de quedas a cada mil pacientes é de 0,13% enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê 1,98%, já o de úlcera por pressão (feridas) também é bem abaixo dos 12 % preconizados pela OMS, não passando dos 7,38%.

Andreia Frumento fez questão de deixar sua opinião sobre o atendimento registrada na Ouvidoria, após acompanhar o internamento da Geni Mafalda. “Como acompanhante, posso afirmar que o atendimento para o idoso é feito com excelência. Todos os funcionários são muito carinhosos, e cuidam do paciente na sua integralidade”.

“Vim somente fazer um eletrocardiograma e vi um hospital limpo e com bons profissionais. O médico que me atendeu foi atencioso. Saio daqui feliz”, registrou Dione Menegarda, após o exame realizado.

Reconhecimento

Desde 2013, o Hospital do Idoso Zilda Arns recebeu prêmios importantes sobre o trabalho realizado. No ano passado, foi reconhecido como a primeira instituição 100% SUS do país e a única da região Sul do Brasil a receber a certificação internacional da Himss (Healthcare Information and Management Systems Society), organização global e sem fins lucrativos, que avalia o uso da tecnologia da informação para a melhoria da segurança do paciente.

O Zilda Arns atingiu nível 6, na escala que vai de zero a sete. Em todo o mundo, cerca de 200 hospitais estão no nível 6 e apenas 6 detém a nota 7.

Já neste ano, recebeu dois prêmios no concurso InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde. O programa Melhor em Casa ficou em primeiro lugar com o trabalho ‘Transformando as relações de trabalho para um organização tipo cérebro’ e o Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia (SADT), ficou em 15º com ‘Redução de riscos ao trabalhador de radiologia’. A premiação inclui incentivo financeiro de R$ 300 mil para o primeiro lugar e R$ 80 mil para o 15º lugar, que serão utilizados na melhoria dos serviços prestados pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), responsável pela gestão do Hospital do Idoso.

O Hospital do Idoso também recebeu o prêmio Health IT, concedido pelo Grupo Mídia, na categoria Instituição do Ano – Inovação. A premiação tem o objetivo de reconhecer as iniciativas que colaboram em levar para o paciente mais segurança, qualidade e agilidade em seu atendimento, bem como trazer para o gestor a assertividade das informações na tomada de decisão.

Fonte: PMC