Um espaço amplo, com infraestrutura especial e equipado para atender diariamente a 210 crianças de 0 a 5 anos, em período integral, das 7h às 18 horas. Este é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Schier, inaugurado pelo prefeito Gustavo Fruet na tarde desta sexta-feira (25), no Guaíra. Foi o terceiro CMEI entregue à população nesta semana e o 18º de um total de 34 novas unidades viabilizadas nos últimos quatro anos.

Outros 11 CMEIs serão inaugurados até o fim de dezembro e cinco estão em obras. “É o maior investimento feito na educação infantil da Curitiba e que garantirá atendimento para mais de 10 mil crianças a partir de um padrão de qualidade que é referência em todo o país”, disse Fruet.

O prefeito destacou outros investimentos feitos na educação, na Subprefeitura Portão, como a revitalização do CMEI Portão, a conclusão da obra e início do funcionamento do CMEI Guilherme Canto Darin, a quadra coberta da Escola Municipal Nansyr Cecato, da biblioteca e novo laboratório de informática da Escola Municipal Marçal Justen, além do projeto Equidade, lançado na escola Municipal Itacelina Bottencourt.

O novo CMEI Santa Schier custou R$ 2.17.423,04 e foi construído na esquina das ruas Deisy Luci Berno e Acre para atender as crianças do Guaíra e região. São oito salas de atividade, espaço para as mães amamentarem seus bebês, solários, trocadores com banheiros, cozinha, lactário, refeitório para as crianças, almoxarifados, banheiros com acessibilidade, secretaria e sala de estudos para os professores. Esta é a 208ª unidade da rede municipal de ensino voltada exclusivamente a educação infantil.

A diretora do CMEI Josiane Gurak Lous falou sobre a importância do espaço para a comunidade. “Será um lugar para as crianças se desenvolverem brincando, sendo cuidadas e muito felizes. A educação infantil de Curitiba é uma referência para todo o país”, disse Josiane.

A política educacional infantil em Curitiba tem sido referência para todo o país e o Município investe cada vez mais nesta modalidade de ensino. Para manter 11 horas diárias de atendimento nos CMEIs e ao mesmo tempo ampliar o número de crianças matriculadas na educação infantil, a atual administração investiu, desde 2013, na ampliação da oferta, mediante a viabilização de 34 novos CMEIs para a cidade e a ampliação de unidades já existentes.

Dessa forma, Curitiba manteve o atendimento em período integral nos CMEIs e foi a primeira capital a matricular todas as crianças de 4 a 5 anos que buscaram atendimento na rede municipal. Nos CMEIs, as crianças recebem diariamente cinco refeições e participam de um trabalho pedagógico nos aspectos de cuidado, de orientação nutricional, de orientação de valores, cuidados, convívio social, interação e de rotina.

“A criança precisa ser atendida nos próprios interesses, sem imposição, para que libere o seu potencial, desenvolva a autoeducação e a autonomia na aprendizagem. Com a educação infantil, iniciam-se as fases específicas do desenvolvimento mental, que começam com a mais tenra idade e vão até a adolescência. Por isso, assegurar a qualidade da aprendizagem para sua formação plena é nosso maior compromisso”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Proosta pedagógica

O investimento na educação infantil no Município passa também pela formação e valorização dos profissionais da área. Um novo plano transformou a carreira de Educador em Professor de Educação Infantil, garantindo melhor remuneração, possibilidades de avanços e benefícios como a aposentadoria especial, aos 25 anos de serviço. O programa de formação continuada e a proposta pedagógica voltada à valorização do brincar e do educar da criança são também motivos de destaque para a rede municipal.

As crianças matriculadas nos CMEIs de Curitiba participam de contações de histórias, leituras de livros de literatura infantil, e têm contato com as linguagens musical, corporal e escrita. Todos os dias são servidas cinco refeições balanceadas que, além de alimentar e melhorar as condições de saúde das crianças, contribuem para desenvolver bons hábitos alimentares.

A unidade recebeu o nome de Santa Guernert Schier, matriarca da família, nascida em 1º de novembro, que foi agraciada com o nome de Santa. Muitas pessoas relatam que contaram com a sua ajuda na venda de produtos artesanais para garantir o sustento de sua família. “É uma honra para a família perpetuar o nome de uma pessoa tão especial, querida e acolhedora em um espaço de educação que fará a diferença na formação das crianças”, disse a neta da homenageada, Mariângela Schier.

Além de familiares e amigos da homenageada, a cerimônia foi prestigiada pelos vereadores Paulo Salamuni, Luiz Felipe Braga Côrtes, o subprefeito do Portão, Marco Melo e equipes da educação municipal.

Fonte: Prefeitura de Curitiba