O protesto dos estudantes secundaristas contra a reforma no Ensino Médio já ocupa pelo menos 28 escolas em todo o Paraná, segundo dados da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). A maioria dos colégios fechados fica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Com as manifestações, mais de 35 mil alunos da rede pública estão sem aulas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), a carga horária perdida terá que ser reposta seguindo um calendário especial, que deve ser apresentado pela direção das escolas.

Usando faixas e cartazes, os manifestantes protestam contra a medida provisória publicada pelo Governo Federal no último dia 23, que prevê mudanças na carga horária e nas disciplinas do Ensino Médio. A medida ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, e já foram pedidas várias emendas ao projeto original.

Confira a lista de escolas ocupadas:

Curitiba
-Colégio Estadual Jayme Canet

São José dos Pinhais
-Colégio Estadual Elza Scherner Moro
-Colégio Estadual Afonso Pena
-Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen
-Colégio Estadual Costa Viana
-Colégio Estadual Silveira da Motta
-Colégio Estadual Hebert de Souza
-Colégio Estadual Chico Mendes
-Colégio Estadual Juscelino K. de Oliveira
-Colégio Estadual Pe. Antônio Vieira
-Colégio Estadual São Cristóvão
-Colégio Estadual Angelina Prado
-Colégio Estadual Shirley Catarina Tamalu Machado
-Colégio Estadual Guatupê
-Colégio Estadual Lindaura Ribeiro
-Colégio Estadual Estadual Ipê
-Colégio Estadual Unidade Polo
-Colégio Estadual Romário Martins
-Colégio Estadual Barro Preto
-Colégio Estadual Zilda Arns

Mandaguaçu
-Colégio Estadual Parigot de Souza

Fazenda Rio Grande
-Colégio Estadual Cunha Pereira
-Colégio Estadual Liria Nichele

Pinhais
-Colégio Estadual Arnaldo Busato

Ponta Grossa
-Colégio Estadual Ana Divanir Borato
-Colégio Estadual Polivalente
-Colégio Estadual General Osório

Maringá
-Colégio Estadual Brasílio Itiberê

O Ministério da Educação divulgou uma nota a respeito da reforma nesta quinta-feira. Confira abaixo o texto na íntegra:

“Sobre o Ensino Médio, o MEC apresentou na semana passada uma Medida Provisória que cria a base legal para uma reforma deste nível de ensino que é urgente: dados do IDEB recém divulgados mostram uma realidade trágica no ensino médio. As propostas da MP são fruto de um amplo debate acumulado no país nas últimas décadas. Entre as principais mudanças está a possibilidade de o aluno escolher a área em que vai querer atuar profissionalmente, como acontece nos principais países do mundo. As medidas estão sendo preparadas com base em avaliações técnicas rigorosas, e estão alinhadas com aquilo que defendem os maiores especialistas em educação do país. Trata-se de uma mudança fundamental, que deixará o currículo flexível e articulado com o ensino técnico-profissionalizante e a qualificação.

Uma parcela importante dos jovens fica pelo caminho, sem chance nenhuma de um bom futuro. Metade dos que ingressam no ensino médio não se forma. Um batalhão entre 15 e 17 anos está fora da escola. O sistema atual não abre caminhos diferentes para pessoas de capacidades e ambições diferentes. Ele fecha portas. Ao propor trajetórias diversas dentro da escola, a reforma defende justamente a igualdade de oportunidade”.

Fonte: RIC TV