CURITIBAA Prefeitura acaba de substituir 72 lâmpadas da iluminação pública do Centro de Curitiba para proporcionar maior sensação de segurança a quem vive, trabalha ou transita pela região. O trabalho foi realizado na Praça Generoso Marques (Paço da Liberdade), em frente à Praça Tiradentes e na Rua Monsenhor Celso. O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas trocou lâmpadas de vapor de sódio (cor alaranjada) por lâmpadas de vapor metálico (cor branca), que ampliam o rendimento da luminosidade e proporcionam melhor distribuição da luz.

Além das lâmpadas, foram substituídos luminárias e globos feita a limpeza de outros equipamentos. O investimento foi de R$ 13,2 mil. Novas ações estão sendo programadas em outras regiões da cidade e serão executadas no próximo ano.

A substituição das lâmpadas e luminárias foi decidida em reunião do Colegiado do GGI (Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública), atendendo a uma determinação do prefeito Gustavo Fruet. “Determinamos melhorias na iluminação pública em locais mais vulneráveis à violência. São ações de revitalização que contribuem para prevenir a criminalidade, criando ambientes mais seguros”, afirmou Fruet.

No mês passado, o Departamento de Iluminação finalizou outra importante obra. Em sete semanas, substituiu 836 lâmpadas de vapor de sódio da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e das ruas Tibagi e Mariano Torres, importantes vias de ligação da cidade. A iluminação com lâmpadas de vapor metálico tornou os locais mais claros e seguros para a comunidade.

Confira os serviços de revitalização da iluminação pública feitos na região central

– 22 globos/lâmpadas metálicas 250W – Republicanos/calçada lateral ao Paço Municipal;
– 24 lâmpadas metálicas 250W/limpeza dos globos – Postes/globos na Barão do Rio Branco;
– 10 luminárias/lâmpadas metálicas 400W rua lateral ao Paço Municipal;
– 6 luminárias/lâmpadas metálicas 400W em frente a Praça Tiradentes;
– 10 luminárias/lâmpadas metálicas 400W na Rua Monsenhor Celso.

Fonte: PMC