00156695Uma iniciativa de três jovens designers, que contou com a liderança do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), resultou na escolha da capital paranaense para integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Design. Junto com Curitiba, pertencem a esta rede cidades como Buenos Aires, Nagoya, Shengzen, Shangai, Bilbao e Graz.

A movimentação para isso começou em meados de 2013, quando os designers Juliana Mayumi Ogawa, Bruno Patias Volpi e Thiago Alves procuraram o Ippuc para sugerir que o Município se candidatasse junto a UNESCO. Coordenados pelo presidente Sérgio Póvoa Pires, o grupo formado por Luisiana Paganelli Silva (Assessora de Relações Externas), Daniele Coutinho Moraes (Assessoria de Relações Externas do Ippuc) e José Merege (Assessor de Design da Presidência do Ipuuc) começou a preparar o dossiê da candidatura de Curitiba.

Além do relatório que aponta as iniciativas de Curitiba nas áreas de design, criatividade e tecnologias inovadoras, o Município reuniu cartas de apoio de outras cidades que já detinham o título, tais como Saint-Ettiénne (França), Montreal (Canadá), Santa Fé (EUA), Kobe (Japão), Pequim (China), Berlim (Alemanha) e Seul (Coréia do Sul). Entre as entidades que declararam apoio a Curitiba estão o Centro Brasil Design (CBD), ProDesign, Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDesign) e Associação de Designers de Produto (ADP). Também integraram o relatório uma carta do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do Ministério das Relações Exteriores.

A chancela concedida pela UNESCO a Curitiba vai ajudar a atrair investimentos para o Município nessa área, a exemplo do quem vem ocorrendo com o demais integrantes dessa rede internacional. “Este título da UNESCO é reconhecimento efetivo de Curitiba como cidade inovadora e nos põe, definitivamente, no mapa mundial do Design. Isso faz com que a gente caminhe com mais firmeza na busca pelo título de Capital Mundial do Design em 2018. Acima de tudo, denota a decisão estratégica do prefeito Gustavo Fruet de investir no Design como forma de promover a cidade de Curitiba, gerando desenvolvimento por meio da criatividade e da inovação,” comemora o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Fonte: PMC