comprasA cada ano, o número de consumidores que optam por realizar suas compras pela internet aumenta exponencialmente no Brasil. É cada vez mais comum encontrar quem realize todo o tipo de compra por meio de um um computador, tablet ou smartphone às inúmeras lojas virtuais. Basta um simples acesso e o consumidor recebe tudo com tranquilidade no conforto de seu lar.

Além da praticidade que o consumidor desfruta em comprar sem sair de casa, o comércio eletrônico também pode ser uma opção mais em conta na hora de procurar os presentes de final de ano.

Um exemplo de como o e-commerce pode ser vantajoso e como ele pretende atrair mais compradores com ofertas e promoções temáticas é a famosa Black Friday: o mais tradicional evento do e-commerce mundial, em que renomadas lojas oferecem descontos nos mais diversos produtos, como uma espécie de feirão online.

De acordo com a consultoria da Agência Conversion, gigante do marketing digital no Brasil, o varejo eletrônico nacional espera faturar o dobro com a edição de 2014 da Black Friday, que acontecerá no próximo dia 28 de novembro, em relação ao ano anterior. A expectativa é que as lojas virtuais brasileiras registrem 61 encomendas por segundo na próxima sexta-feira, o que representa 4% de toda movimentação do comércio eletrônico neste ano.

Além da Black Friday e das já esperadas promoções de Natal, outra forma de pechinchar ainda mais na internet são os cupons de desconto. Esse tipo de cupom já faz parte dos hábitos de consumo de países como os Estados Unidos e Inglaterra, e chegaram ao Brasil para acirrar ainda mais a concorrência entre as lojas online. Quem ganha com isso é o consumidor.

Vamos supor que seu amigo secreto da empresa queira um eletroeletrônico de presente. Antes de pesquisar pelo presente, basta procurar um desses cupons, como por exemplo, o cupom de desconto Ponto Frio, verificar a porcentagem que pode ser abatida do preço final do produto e inserir o código do cupom no momento da compra, no site da loja. Com tantas facilidades, o momento é mais do que propício para o consumidor pesquisar e aproveitar as ofertas online, que além de mais econômicas, poupam as visitas às lojas e shoppings que costumam estar muito cheias e conturbadas nessa época do ano.

Compras seguras na Internet

Para evitar quaisquer imprevistos, tentativas de fraude ou mesmo os recorrentes golpes online, o consumidor deve estar atento e tomar alguns cuidados:

– Instale um antivírus em seu computador ou em qualquer outro dispositivo móvel que usa para acessar seu banco e efetuar as compras. Isso evita que seus dados e número do cartão sejam acessados por golpistas. Monitore o seu CPF com consultas constantes.
– Verifique se o site da loja trabalha em ambiente virtual protegido. Isso geralmente é identificado com o desenho de um pequeno cadeado na barra de status do site.
– Portais online de grandes varejistas e algumas lojas menores costumam trabalhar com sistemas de segurança para as transações financeiras, como por exemplo, o PagSeguro. Verifique esse tipo de respaldo do site antes de efetuar a compra.
– Se for comprar algum produto online de pessoa física, pesquise o vendedor no Google e lhe peça antecipadamente dados como e-mail, telefone, comprovante de endereço e dados bancários. Verifique essas informações minuciosamente para evitar golpes.

Fique sempre atento e boas compras!

Fonte: agência Conversion