lentesAs lentes de contato precisam de cuidados para o manuseio por parte dos pacientes. Para ter ideia, usar de maneira equivocada esta opção aos óculos pode resultar em doenças, das mais simples até as mais graves. Mesmo com todas as orientações, é comum pacientes relatarem desconfortos aos seus médicos oftalmólogos e, em casos mais graves, resultando até em perda de visão.

Todo cuidado é pouco, por isso Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu, preparou um tutorial para quem usa lentes de contato. “Mesmo com toda a informação disponível, muitos erros são cometidos pelos pacientes. É preciso que eles saibam o quão importante é manusear estas lentes” explica Dr. Tolazzi.

Limpar sempre
Existem dois tipos de lentes de contato: as corretivas e as cosméticas. Nos dois modelos, o soro fisiológico é fundamental para limpar as lentes e evitar grande parte dos problemas oculares. “É uma assepsia mal realizada que causa desde um ligeiro desconforto até conjuntivites, infecção das pálpebras e ceratites – que são as infecções da córnea -, só para citar alguns problemas.

Dr. Tolazzi diz que a úlcera de córnea é o problema mais grave causado pela falta de limpeza adequada. “A úlcera pode levar à perfuração do globo ocular, transplante de córnea e até mesmo a perda do olho”.

O soro fisiológico nada mais é do que uma solução preparada com água destilada e cloreto de sódio, o popular sal. Ou seja, não há na composição nenhum produto bactericida, fungicida ou conservante. Portanto, Dr. Tolazzi alerta que a falta de um asseio constante pode transformar a lente em um habitat para fungos e bactérias.

Validade da lente
Como a córnea é o único tecido do corpo sem nenhuma artéria ou veia para sua nutrição, feita exclusivamente por meio de oxigênio que é captado do líquido que está em contato com a parte interna do olho mais o oxigênio da atmosfera, não é indicado abusar do uso das lentes de contato.

“Se não seguir as recomendações de uso das lentes, pode ocorrer falta de oxigenação da córnea. Isso é grave. Com a falta de oxigenação, a primeira consequência é a perda da sensibilidade da córnea. O usuário não sente o sintoma de início, e é preciso que um médico oftalmologista examine para detectar. Quando a lente começa a incomodar o usuário, os problemas podem estar bem avançados” alerta Dr. Tolazzi.

Fique atento com
:: Olhos muito vermelhos ou inchados;
:: Olhos com muita ardência;
:: dores nos olhos;
:: ardência em excesso;
:: muita coceira no olho:
:: distúrbios na visão como aversão à luz, visão em neblina, visão de arco-íris, reflexos ao redor de luzes, etc…

Guia rápido para usar lentes de contato
:: compre lente de contato com um profissional habilitado e em loja especializada;
:: siga todo o processo de assepsia indicado;
:: lave e seque bem suas mãos antes de manusear as lentes de contato;
:: maquiagem apenas depois de colocar as lentes de contato;
:: guarde bem as lentes e os produtos de assepsia, sempre em local fresco e arejado, longe da luz, da umidade e do calor;
:: nunca guarde as lentes e os materiais de limpeza na geladeira ou no porta-luvas do carro;
:: não use pinças ou objetos pontiagudos para manusear as lentes;
:: jogue fora as lentes tão logo acabe o prazo de validade;
:: consulte um médico oftalmologista sempre e sia as suas orientações rigorosamente.

Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Sobre o IMOF
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) é um centro de referência no tratamento de doenças oculares com equipamentos de última geração para avaliação e cirurgias. O IMOF tem no comando o doutor Renato Tolazzi, que atua profissionalmente em Foz do Iguaçu há 13 anos e promete uma oftalmologia especializada, com uma equipe capacitada para o atendimento dos pacientes.
Além de consultas, exames, cirurgias, testes e adaptação de lente de contato, o IMOF traz novidades no tratamento de retina, como o tratamento quimioterápico com antiangiogênico.
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu atende os seguintes convênios: Unimed, Furnas, Itaipu Binacional e Sanepar.
IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 – Centro – Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: http://www.imof.com.br/