scaniaO embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, afirmou que o acordo de cooperação técnica assinado entre Itaipu Binacional e a montadora Scania, na manhã desta terça-feira (18), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), fortalece a relação bilateral entre os dois países e contribui na busca de soluções ambientalmente sustentáveis na área de mobilidade urbana.

O acordo assinado entre Itaipu e Scania prevê estimular no Brasil o uso do biometano como combustível veicular. Participam do projeto o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER, desenvolvido pela Itaipu e outras 19 entidades parceiras), Fundação PTI e Granja Haacke, de Santa Helena (a 100 km de Foz do Iguaçu) – onde o biometano usado na binacional é produzido, filtrado e envazado.

O ônibus Scania [movido a biometano] demonstra que essa realidade é viável e que já existe muita gente participando do esforço de produção do biogás e, por consequência, do biometano no Brasil”, acrescentou o diretor da Scania Silvio Munhoz.

20141105AM0978O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, que preside a Associação Brasileira de Biogás, disse que um dos principais objetivos da parceria é favorecer a inclusão do biometano à matriz de combustíveis do País. Atualmente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com uma consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível.

“Para Itaipu, o ônibus Scania transformou-se em um laboratório ambulante que atesta a qualidade do gás metano que estamos produzindo”, afirmou.

“Se o gás da Granja Haacke, das galinhas poedeiras, funciona num ônibus movido a este combustível, ele vai funcionar em qualquer outro veículo. Isso é uma prova de que o nosso gás é de excelente qualidade”, reforçou.

Ainda segundo ele, o potencial de produção de biogás na região chega a 56 megawatts de potência, o que equivaleria a uma pequena central hidrelétrica (PCH) aplicada em mobilidade urbana. “Seria o suficiente para movimentar toda a frota do transporte público da nossa região”, salientou.

Fonte: Itaipu