casa-da-cultura-300x200Desde segunda-feira, dia 17, a antiga sede da Câmara Municipal, hoje Casa da Cultura de Colombo, passará por uma completa restauração. Nova pintura, novo telhado, recuperação das tradicionais portas e janelas serão alguns dos serviços executados nos próximos quatro meses.

E para realizar os serviço de restauração, os materiais foram tansferidos provisoriamente para a Biblioteca Pública Municipal da Sede, na rua Zacarias de Paula Xavier, 407. Também neste local, as técnicas do departamento de Cultura estarão lá realizando os atendimentos antes feitos na Casa.

A Casa da Cultura que guarda na sua arquitetura traços das tradições deixadas pelos imigrantes italianos que chegaram no início do século passado ao Brasil receberá as seguintes intervenções: troca do telhado, pintura interna e externa, lixamento do piso de madeira e troca do sistema elétrico.

E outro detalhe importante. Serão restaurados os clássicos janelões e portas. “Todo este processo foi pensado para manter as características originais do local que é um ponto turístico do município”, contou o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.

As obras, neste espaço que integra o Circuito Italiano de Turismo Rural, começam neste dia 17 de novembro e estão previstas para serem concluídas na segunda quinzena de março de 2015. Esta restauração terá investimentos da ordem de R$ 73.310,16.

A Casa da Cultura
A Casa da Cultura de Colombo foi criada há 82 anos. Exibe uma arquitetura eclética com ornamentos neo clássicos, consagrada como patrimônio histórico do município. Há 23 anos, na Casa da Cultura funciona o departamento responsável em desenvolver projetos e eventos culturais.

Nela habita um grande tesouro: o acervo que guarda os cadastros dos artistas municipais nas áreas de música, dança, teatro, pintura, escultura, desenho, literatura, entre outros.

Foi o primeiro imóvel da administração pública, construído na gestão do Prefeito Carlos Fontoura Falavinha, com aproximadamente 350 metros quadrados, quatro salas no piso inferior e duas salas no piso superior / sotão.

Durante 55 anos, como Câmara e Prefeitura Municipal, abrigou homens que diretamente participaram da construção do município e deixaram seus nomes registrados na história. O que a fez se tornar um marco sócio político de Colombo.

A partir do ano de 1983, devido à construção do Paço Municipal, passou a abrigar a Biblioteca, o arquivo da Prefeitura e a Câmara do município. Após cinco anos, com a construção de um novo espaço construído para a Câmara, o edifício passou a funcionar como Agência do extinto Banco Banestado, arquivo da Prefeitura e a Casa da Cultura / departamento de Cultura.

Fonte: Prefeitura de Colombo
Foto: João Senechal/PMC