00154730As pistas do viaduto da Linha Verde sobre a Avenida Affonso Camargo, no sentido Porto Alegre, foram liberadas para o tráfego de veículos na manhã desta sexta-feira (24). Assim, a Prefeitura entrega mais um trecho da primeira etapa da Linha Verde Norte, que tem conclusão prevista para o final deste ano.

Até agora, os veículos que passavam pelo local utilizavam as duas pistas que, depois da conclusão da obra, serão destinadas a ônibus do transporte coletivo. Com a liberação das três pistas do viaduto, a tendência é que o trânsito na região flua melhor, já que atualmente o viaduto é um dos gargalos da região. Assim como ocorre no sentido São Paulo, no sentido Porto Alegre o viaduto tem três pistas e passagem para pedestres. A largura é mesma do restante da Linha Verde.

A obra de revitalização e ampliação do viaduto continua, agora com os trabalhos concentrados na passarela e na área destinada à canaleta exclusiva para o transporte coletivo, entre as pistas de rolamento da Linha Verde, além de obras complementares.

Trecho
A intervenção sobre o viaduto da Affonso Camargo, na divisa dos bairros Cristo Rei e Capão da Imbuia, é a última obra do lote 1 da Linha Verde Norte, que compreende aproximadamente dois quilômetros, entre a passarela metálica da UFPR e a passarela próxima ao viaduto do Tarumã (Avenida Victor Ferreira do Amaral).

As obras desse primeiro lote incluíram serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, reconstrução e restauração de pavimento, correções geométricas, paisagismo, sinalização horizontal, vertical, semafórica e de pontos de parada de transporte coletivo.

O custo do lote 1 é de R$ 67,28 milhões. O valor inclui, além das vias marginais da Linha Verde Norte, a construção da canaleta exclusiva para ônibus, vias locais nos dois sentidos, ciclovias, acessos, alargamento do viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo (150 metros de extensão por 49 metros de largura) e construção de duas trincheiras, nas Ruas Agamenon Magalhães (com 340 metros de extensão) e Roberto Cichon (com 240 metros de extensão) sob a Linha Verde. Essas duas trincheiras formam um importante binário na região

Os recursos para execução são da Prefeitura de Curitiba e Agência Francesa de Desenvolvimento. As obras, que totalizam 14,5 quilômetros, começaram em 2011 e deveriam ter sido entregues em dois anos. Porém, houve problemas com as empreiteiras contratadas, o que reduziu o ritmo da obra. Desde o início da atual gestão, ajustes financeiros foram realizados e garantiram a continuidade dos serviços.

Ainda para este ano está previsto o lançamento do edital de licitação para o lote 3 da Linha Verde Norte, que compreende o trecho pós-viaduto do Tarumã e o Conjunto Solar.

Fonte: PMC