03_caminhoes_coleta2Sete novos veículos foram entregues para realizar a coleta de lixo de Araucária. Três caminhões-baú para a coleta seletiva, dois caminhões carroceria para coleta de resíduos vegetais e um caminhão para a limpeza de resíduos volumosos. Além disso uma pick-up fará a coleta para serviços de saúde. Nos próximos dias novos veículos que farão a coleta de lixo comum também devem chegar.

Com uma nova campanha que busca conscientizar a população sobre a separação do lixo, a entrega foi marcada também pelo lançamento da “Família Verde – A família sustentável de Araucária”.

“Queremos que a população se conscientize sobre a importância do descarte correto do lixo. Se cada um fizer sua parte, alcançaremos o resultado desejado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei Falat Pereira de Souza.

De acordo com Hélio Bzuneck, responsável pelo setor de limpeza pública da SMMA, ao adquirir os novos veículos a secretaria também se preocupou com os funcionários. “Pedimos os caminhões carroceria com cabine dupla para garantir segurança aos funcionários e cumprir as leis de trânsito, somos uma das cidades que se preocuparam com esse ponto que consideramos indispensável para um trabalho responsável e bom de coleta no município”.

Família Verde
A Família Verde, representa a família sustentável de Araucária. Entre suas atitudes estão a da separação do lixo e o consequente descarte correto de cada material: plástico, papel, vidro e alumínio. A coleta seletiva do município tem dias para cada bairro da região urbana e também da região rural, a “Família Verde” entre outros objetivos vem destacar a importância de estar atento a essas datas e conscientizar a população sobre o que cada um deve fazer na sua casa para que assim possa se alcançar a todos.

Mas, e o que é ser sustentável?
Ser sustentável é aproveitar o que a natureza oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; são algumas das ações que garantem a sustentabilidade.

Datas de coleta:

Coleta Seletiva:

Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. A coleta é feita semanalmente em todos os pontos existentes.

Os dias de coleta na área urbana são:

Centro 2 vezes por semana – Terça e Sexta-feira
Porto das Laranjeiras 1 vez por semana- Terça-feira
Fazenda Velha 1vez por semana- Quinta-feira
Boqueirão 1 vez por semana – Terça-feira
Estação 1 vez por semana – Quinta-feira
Capela Velha 1 vez por semana – Sábado
Thomaz Coelho 1 vez por semana – Terça-feira
Campina da Barra 1vez por semana – Sexta-feira
Iguaçu 2 vezes por semana – Quarta e quinta-feira
Cachoeira 1 vez por semana – Segunda-feira
Costeira 1 vez por semana – Segunda-feira
Vila Nova/ Sabiá – 1 vez por semana – Segunda-feira

Mais informações aqui – Mapa Coleta Área Urbana.

Os dias de coleta na área rural podem ser conferidos AQUI.

Coleta Resíduos Vegetais:

O serviço de coleta vegetal consiste no recolhimento e encaminhamento para destinação final dos resíduos vegetais provenientes da poda de árvores realizada pelos moradores da cidade. Este serviço também percorre as ruas do município recolhendo os resíduos depositados nas áreas públicas.

A solicitação do serviço pode ser feita pelo fone 3614-7480.

Coleta Resíduos Serviços de Saúde:

A coleta dos RSS no período de 1993 a 1997é realizado por um veículo pick-up adaptada e realizada pela empresa Transresíduos. O serviço atende as Unidades de Saúde e hospitais da cidade.

Coleta de Resíduos Volumosos:

A Coleta de entulhos nas vias públicas e calçadas consiste na coleta de resíduos diversos descartados irregularmente ao longo das vias públicas e dos cursos hídricos. Os resíduos coletados são compostos por madeira, pneus, fogões, geladeiras, sofá, colchão, etc. Estes resíduos são posteriormente separados e encaminhados para reciclagem ou para o aterro sanitário.

A solicitação do serviço pode ser feita pelo fone 3614-7480.