cãoA pulga, por menor que seja o seu tamanho, causa muitos danos aos pets. Justamente por isso é que existem os medicamentos antipulgas, cujas aplicações servem para reduzir a infestação não só das inconvenientes pulgas, mas de todos os ectoparasitas como o carrapato.

Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita, Rhea Cassuli Lima dos Santos, o uso do antipulgas evita que as pessoas que dividem o mesmo ambiente com o animal sejam picadas. “Além disso, evita as doenças que as pulgas, carrapatos e outros ectoparasitas podem transmitir para o animal e para o ser humano”.

Existem diversas maneiras de fazer o controle das pulgas e outros parasitas, cada uma mais adequada a cada caso específico. As mais recomendadas são: os comprimidos, as pipetas (spot on, top spot ou pouron) e os sprays. Recomenda-se consultar o veterinário para que ele possa indicar qual o produto ou forma mais indicada para a necessidade do paciente.

De acordo com Rhea, a recomendação é que as aplicações sejam feitas mensalmente e de forma regular para evitar nova infestação por ovos que ainda permaneçam no ambiente.

Local limpo sempre
Mas de nada adianta aplicar o antipulgas se o ambiente não estiver higienizado. Nos primeiros 30 dias após a aplicação, as pulgas tendem a morrer ao entrar em contato com a substância na pele do animal ou ao sugar o seu sangue com o medicamento.

Porém, segundo a veterinária, essa picada já pode gerar problemas, no caso dos cães alérgicos, ou mesmo chegando a transmitir algumas doenças como no caso dos carrapatos (mesmo que não se fixem). “Após o prazo de efeito do antipulga o animal pode sofrer nova infestação por parasitas que ainda estejam no ambiente, por isso, é importante eliminar os parasitas do ambiente também”, conclui Rhea.

As pulgas se reproduzem com uma velocidade muito rápida, então, mantenha o antipulgas em dia e o ambiente sempre limpo. Não se esqueça da orientação do médico veterinário, pois só ele poderá indicar o melhor produto para a necessidade do seu amigão!

Sobre Rhea Cassuli Lima dos Santos
Rhea Cassuli Lima dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais também pela UTP, e especializanda em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos pela Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de São Paulo.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

O HV Pró Vita conta, também, com o Centro de Imunização, novo espaço localizado no próprio hospital dedicado para as aplicações de vacinas e também para o armazenamento delas. O Centro de Imunização é uma iniciativa em parceria com o fornecedor de vacinas Merial,através do Sistema de Imunização Merial (SIM),oferecendo maior controle e garantia da qualidade das vacinas utilizadas. Inovação, tecnologia e qualidade para os pacientes.

Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Serviço:
Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816
Facebook: https://www.facebook.com/HospitalVeterinarioProVita
Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação