Foto: Agência de Notícias do Paraná / Divulgação
Foto: Agência de Notícias do Paraná / Divulgaçãovacina

Desde ontem a vacina contra hepatite A passou a integrar o calendário nacional de vacinação. Poderão ser imunizadas pela rede pública crianças de um ano a um ano e 11 meses. A vacina será oferecida em dose única. Segundo o ministério da Saúde, a proteção da vacina é permanente, ou seja, dura a vida toda.

A hepatite A é uma doença viral, habitualmente benigna que ataca o fígado. Segundo a OMS, há cerca de 1,4 milhões de casos da moléstia no mundo. O vírus que causa a doença é transmitido via fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. Está altamente associada a ambientes com falta de água potável. A importância da vacinação associada a boas condições de higiene são primordiais para garantir prevenção total contra a doença.

A secretaria de Saúde lembra também que as meninas de 11 a 13 anos, já poderão tomar a segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que protege contra o câncer de colo de útero. Não há prazo para a vacinação, ou seja, quem fez 11 anos agora pode tomar ainda a primeira dose da vacina e em seis meses deverá tomar a segunda dose. A terceira dose da vacina será aplicada daqui a cinco anos como reforço para a imunização.

Fonte: Prefeitura de FRG