cão_frioEstamos no inverno, e os animaizinhos também sentem o rigor das baixas temperaturas. O frio incomoda cães e gatos mesmo dentro de casa e algumas medidas tomadas pelos seus donos podem até prejudicar os pets. É justamente para que o seu animalzinho passe o inverno com muita saúde e abrigado do frio de maneira segura que a médica veterinária do Hospital Veterinário HV Pró Vita, Rhea Cassuli Lima dos Santos, falou sobre quais são os cuidados com os animais na época mais fria do ano.

Dra. Rhea começa dizendo que é preciso evitar, ao máximo, a exposição de cães e gatos ao frio. “Devemos providenciar abrigo contra vento e umidade excessiva. No inverno temos maior proliferação de ácaros, pois os ambientes ficam fechados, pouco arejados e úmidos. Estas situações predispõem a doenças respiratórias e pioram condições respiratórias já instaladas”.

Peludos e pelados
Os pelos dos animais são fundamentais nesta época do ano. Quanto mais peludo for o animal, menor é o frio que ele vai sentir, já que os pelos funcionam como proteção térmica, assim como um cobertor. “Os cães originários de locais muito frio, como os Huskies Siberianos, por exemplo, têm uma pelagem mais curta e grossa chamada subpelo que fica escondida pela outra camada longa, a pelagem mais aparente. Isto confere ao Husky um isolante térmico natural e maior proteção contra o frio” exemplifica Dra. Rhea. Portanto, é preciso manter todo cuidado com os pelos durante o inverno

Aquecedores seguros?
O confinamento dentro de uma residência pode ser algo danoso quando entram em cena os aquecedores caseiros (sejam elétricos, ou com gás, etc). Dra. Rhea explica como estes aparatos podem prejudicar a respiração canina. “Os aquecedores que ressecam o ar podem piorar condições preexistentes. Pacientes com secreção pulmonar são prejudicados pelo ar muito seco, pois este dificulta a eliminação de secreções”. Dra. Rhea entende que caso seja necessário aquecer o ambiente, é muito importante tomar cuidado com a falta de umidade – e enfatiza que aquecedores são perigosos, pois podem causar queimaduras ou iniciar incêndios.

“É importante tomar muito cuidado e nunca deixar o pet em um ambiente fechado, com aquecedor ligado e sem supervisão”.

Animais mais velhos no inverno
A idade interfere também nos cuidados com animais. Dra. Rhea aponta que quanto mais idosos forem os animais, maior deve ser a atenção por parte de seus donos – ainda mais quando estes apresentam problemas nas articulações: “assim como as pessoas, os cães e gatos idosos podem ter mais dor articular em dias frios. Compressas mornas podem ajudar, mas devemos cuidar muito com a temperatura da compressa para não queimar”.

E o banho?
Outro problema encontrado por donos de animaizinhos é na hora da limpeza. Dra. Rhea aconselha que o banho deve ser diferente neste período, com um pouco mais de atenção. “Desde que se tenha cuidado com a temperatura do local, cuidado para secar adequadamente, não há a necessidade de diminuir a frequência dos banhos. Os secadores de cabelo podem ser usados para auxiliar, sempre regulados na temperatura média e a 15 cm de distância da pele do animal” conclui.

Hora da comida
Outra preocupação da Dra. Rhea é com a alimentação canina e felina. A especialista sabe que o regime alimentar deve ser diferenciado durante o inverno, pois cães e gatos tendem a comer mais durante o inverno. “O aporte calórico necessário para manutenção da temperatura corporal é maior. Os gatos devem ter ração sempre a vontade e os cães podem ter a quantidade ofertada aumentada” justifica Dra. Rhea.

Sobre Rhea Cassuli Lima dos Santos
Rhea Cassuli Lima dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais também pela UTP, e especializanda em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos pela Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de São Paulo.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

O HV Pró Vita conta, também, com o Centro de Imunização, novo espaço localizado no próprio hospital dedicado para as aplicações de vacinas e também para o armazenamento delas. O Centro de Imunização é uma iniciativa em parceria com o fornecedor de vacinas Merial,através do Sistema de Imunização Merial (SIM),oferecendo maior controle e garantia da qualidade das vacinas utilizadas. Inovação, tecnologia e qualidade para os pacientes.
Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816
Facebook: https://www.facebook.com/HospitalVeterinarioProVita
Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação