00150170A semana que passou marcou o retorno das atividades escolares na rede municipal de ensino de Curitiba. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arnaldo Agenor Bertone, no Sítio Cercado, além das 216 crianças atendidas retornaram à unidade as bonecas do acervo de brinquedos, que durante as férias foram restauradas por pais de alunos e ganharam novas roupas e acessórios produzidos em família, com a participação das crianças. Foram arrumadas 100 bonecas, que voltaram como novas para o CMEI.

Vestir e arrumar os brinquedos é parte do projeto pedagógico “Adote uma boneca”, desenvolvido desde o ano passado no CMEI para promover momentos de interação entre famílias e a unidade. “Esse envolvimento é fundamental para valorizar a educação. Brincando de cuidar da boneca, as famílias e as crianças permanecem de uma forma lúdica em contato direto com o CMEI”, explica a diretora Danielle de Souza.

O resultado positivo da ação, segundo a diretora, é fácil de perceber. Além de as bonecas voltarem lindas, coloridas e com características das famílias, é nítido o orgulho de cada menino e menina ao trazer de volta a boneca enfeitada pela família. “Percebemos pelo sorriso estampado no rosto que o trabalho integrado é importante para a formação da criança”, diz Danielle.

Exposição
A semana toda foi de readequação da rotina das crianças. Os meninos e meninas foram retornando aos poucos, assim como as bonecas. Os pais puderam optar por levar ou não as bonecas para casa e tiveram liberdade para restaurar e confeccionar as roupas, usando materiais e assessórios reciclados ou que já tivessem em casa.

Antes de serem integradas ao acervo de brinquedos, as bonecas ficam em exposição. O assunto dominou as conversas no CMEI ao longo da semana. As crianças exibem umas para as outras as bonecas recuperadas pelas mãos dos pais, a partir da criatividade de cada família. Em função do uso, algumas haviam chegado ao fim do primeiro semestre descabeladas, sem roupa ou com acessórios estragados.

Cuidar das bonecas é uma brincadeira encarada com responsabilidade pelas crianças. Isabella de Lima Rodrigues, de 4 anos, contou para os colegas como cuidou da boneca que durante as férias ficou sob sua responsabilidade e ganhou o nome de Nicole. “Fiz a Nicole dormir e dei banho. Também a levei ao shopping”, disse Isabella.

Para Dayana Ramos de Lima, mãe da Isabella, a atividade foi uma forma divertida de fazer a filha manter o vínculo com o CMEI no período de recesso, além de incentivar a menina a cuidar do brinquedo que é de uso coletivo na unidade. “Minha filha aprendeu como dividir o tempo com brincadeiras e tarefas que lhe dão responsabilidade como, por exemplo, o cuidar”, disse Dayana.

Fonte: Prefeitura de Curitiba