chuvaSomente em Curitiba, o número de pessoas afetadas pelas chuvas deste final de semana chega a 16 mil, no entanto, segundo a prefeitura da capital, não há mais famílias desabrigadas, já que as 174 famílias que precisaram deixar suas casas puderam nesta segunda-feira (09) retornar aos seus lares.

Para tentar minimizar os efeitos da enchente, todas as equipes de limpeza pública da cidade foram mobilizadas para atender os bairros mais atingidos pelas chuvas. A força tarefa atua com maior efetivo na Cidade Industrial, no Uberaba, Cajuru e Atuba. No total, foram retiradas mais 300 toneladas de lixo.

Escolas
Cinco unidades escolares da rede municipal de ensino de Curitiba que sofreram alagamentos neste fim de semana permanecerão fechadas nesta até terça-feira (10). Uma força tarefa emergencial da Prefeitura de Curitiba trabalha na limpeza e reposição de materiais danificados para que as atividades possam ser retomadas o mais rapidamente possível. No caso dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) atingidos, a Secretaria Municipal de Educação providencia o remanejamento de crianças cujas famílias não têm outra alternativa de atendimento.

Estão sem condições de funcionamento a Escola Municipal Professor Dario Persiano de Castro Vellozo, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigüi I e a Gibiteca Alceu Chichorro, todas no bairro Cidade Industrial, um dos mais atingidos pelas chuvas. Também estão fechadoso Centro Municipal de Educação Infantil Meia Lua e a Unidade de Educação Integral da Escola Municipal Wenceslau Braz, no Boqueirão. Aproximadamente 900 crianças estão sem atendimento.

Saúde
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão mobilizadas para alertar a população sobre os perigos da leptospirose, transmitida pela urina de ratos e potencializada pelos alagamentos.

Fonte: O Estado do Paraná