olhosA maioria das mulheres adora se maquiar: é lápis, rímel, sombra, blush, ou seja, opções não faltam no mercado dos cosméticos. Mas você sabia que é preciso ter cuidado ao utilizar a maquiagem? É preciso ficar atento para que os produtos não sejam contaminados por fungos nem bactérias.

Para falar mais sobre o assunto, o médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), Renato Tolazzi, deu cinco dicas importantes. Confira!

1 – Nunca compartilhe maquiagem
“Rímel e lápis podem conter bactérias. Boa parte das alergias e conjuntivites acontece por causa de maquiagens que são compartilhadas. Se for ao salão, não esqueça de levar seus próprios pincéis e lápis. Também não podemos esquecer: jamais usar produtos vencidos”, resume Tolazzi.

2 – Não durma com maquiagem
“Às vezes, o cansaço depois de uma festa, por exemplo, faz com que as mulheres durmam sem retirar a maquiagem. É um erro. Em alguns casos, ela pode se acumular nos cílios e causar uma inflamação na superfície do olho”, lembra o oftalmologista.

3 – Lente de contato só depois de terminar a maquiagem
“Para quem usa lente de contato, é importante colocá-las apenas depois de terminar a maquiagem. Isso diminui o risco de contaminação”, resume Tolazzi.

4 – Lave os materiais
“Se para a maquiagem você usar pincéis e esponjas, é importante que no final você deixa tudo higienizado, para evitar a proliferação de bactérias. Caso haja alguma irritação, procure um oftalmologista”, recomenda o especialista.

5 – Guarde a maquiagem em local apropriado
“Guardar a maquiagem no banheiro não é muito apropriado porque o banheiro é úmido e, além de estragá-la, pode aumentar a proliferação de fungos. O aconselhável é deixar a maquiagem em gavetas na penteadeira ou num armário”, resume Tolazzi.

Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Sobre o IMOF
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) é um centro de referência no tratamento de doenças oculares com equipamentos de última geração para avaliação e cirurgias. O IMOF tem no comando o doutor Renato Tolazzi, que atua profissionalmente em Foz do Iguaçu há 13 anos e promete uma oftalmologia especializada, com uma equipe capacitada para o atendimento dos pacientes.

Além de consultas, exames, cirurgias, testes e adaptação de lente de contato, o IMOF traz novidades no tratamento de retina, como o tratamento quimioterápico com antiangiogênico.

O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu atende os seguintes convênios: Unimed, Furnas, Itaipu Binacional e Sanepar.

Serviço:
IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 – Centro – Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: http://www.imof.com.br/

Fonte: kakoi Comunicação