bafometro curitibApesar do maior rigor da Lei Seca, os números do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) demonstram que ainda falta consciência de muitos motoristas. No comparativo de janeiro a agosto deste ano com igual período do ano passado, houve um crescimento de 58,38% no número de prisões por embriaguez ao volante apenas em Curitiba.

Foram registradas 765 prisões neste ano, contra as 483 do ano passado. Desde junho a fiscalização na Capital ficou ainda mais dura. Naquele mês, o BPTran, em parceria com o município, lançou a campanha A Lei Seca vai Pegar, que promove conscientização nos bares da cidade e aumentou a quantidade de blitze nas ruas.

Outro ponto importante da campanha é a mudança na estratégia da fiscalização. Em função do rigor da legislação, e a fim de evitar uma blitz, motoristas se utilizam das as redes sociais para avisar os locais onde ocorrem a fiscalização. No entanto, a polícia vem monitorando estas mensagens nas redes por meio do seu Serviço Reservado.

Essa equipe informa ao comandante da blitz quando o local é postado nos sites e ainda atua no chamado “contra serviço”, postando informações equivocadas para despistar quem busca desviar da fiscalização, informou o tenente Ismael Veiga, do BPTran, responsável pela fiscalização do trânsito.
“Esse comandante tem autonomia para mudar o local de uma blitz à medida que ele recebe informações desta equipe”, ressalta o tenente. A principal mudança com o novo sistema está no fato de que o tempo das operações foi reduzido, mas, em contrapartida, elas acabam sendo realizadas em mais pontos. “Se antes tínhamos uma blitz, agora temos três ocorrendo em pontos diferentes”, conta.
Outra forma de abordagem usada pelo poder fiscalizador é posicionar agentes nos arredores das áreas de blitze. “Chamamos de ‘pinçamento’ a ação em que abordamos veículos que furam as blitze em rumos diferentes”, complementa Veiga.
Veiga ressalta que, em média, são realizadas 20 prisões em cada fim de semana por conta de embriaguez ao volante. Os piores dias são sexta-feira e sábado, no período da noite. Além das prisões por embriaguez, de janeiro a agosto deste ano foram feitas 1.277 notificações — 36,14% a mais que as 938 emitidas em igual período de 2012.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Bem Paraná