protestosBandido, marginal, black bloc, chame como quiser, mas o fato é que ”manifestantes” levaram muitos artefatos para – possivelmente – promover quebra-quebra em bens públicos e estabelecimentos privados neste sábado, mas a PM conseguiu impedir. O esquema de segurança realizado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), durante a manhã de sábado, em Curitiba encaminhou 27 pessoas para a triagem da Polícia Civil. Destas, 16 foram identificadas e assinaram Termo Circunstanciado (TC), sendo cinco adolescentes.

A operação “Sete de Setembro” teve por objetivo garantir o direito de ir e vir das pessoas que acompanharam o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência. A policia apreendeu de bolinhas de gude a bombas caseiras, além de canivetes, martelo, máscaras e até uma máquina de choque. (A listagem dos materiais apreendidos está no final deste texto).

Todos o esquema de segurança contou com um Centro de Triagem da Polícia Civil, que foi montado dentro da Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIAind), onde os encaminhados foram ouvidos, alguns liberados e outros assinaram o TC. “Isso tudo foi pensado para agilizar os encaminhamentos e trazer maior segurança aos cerca de 5 mil cidadãos que compareceram ao Centro Cívico para acompanhar as festividades cívicas”, avalia o coronel Vilmar.

As ações da Polícia Militar foram iniciadas às 6 horas, e seguiram até o término do desfile e das manifestações, com abordagens, patrulhamentos e fiscalizações nos pontos de maior concentração de pessoas. As primeiras abordagens ocorreram na Praça Santos Andrade, de onde foram encaminhadas sete pessoas, entre elas três adolescentes e um rapaz de 20 anos, que a princípio liderava o grupo. “Na mochila dele foram encontrados diversos objetos suspeitos, como uma máscara, pregos, sprays, estilingue, além de outros”, relatou o tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, comandante do 12º Batalhão da PM e Subcomandante da Operação “7 de Setembro” .

Durante o desfile, outras abordagens foram feitas nas imediações da avenida Candido de Abreu, onde alguns carros foram pichados e apedrejados. Agora, a Polícia Civil dará o encaminhamento às investigações para descobrir os responsáveis pelas ações de vandalismo e dano.

A ação contou com um grande aumento de efetivo e foi desencadeada no local do desfile e arredores, priorizando a segurança da população que foi assistir ao desfile com tranquilidade, tendo em vista às manifestações previstas para este sábado, e que realmente aconteceram.

Confira o que foi apreendido com os bandidos pela PM

 

01 canivete de metal
01 máquina de choque
01 celular
01 martelo
01 pacote de pregos de metal
01 máscara
01 estilingue de madeira com elástico
01 lona TNT
01 recipiente de vidro
01 luva emborrachada
01 cava de couro
01 luva de MMA
01 garrafa de bebida alcoólica
01 fluído inflamável
01 máquina fotográfica
02 bombas de fumaça
02 bexigas com tinta
02 toucas balas clavas
03 mochilas
03 tintas spary
04 camisetas
08 máscaras cirúrgicas
09 pilhas
10 bombas explosivas
12 caixas de rojão (fogos de artifício)
105 bolas de gude

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informaçeEs da PMPR