animais rmc sjpA Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, espera diminuir nos próximos anos a população de animais de rua através de ações de acordo com o Decreto Municipal 35/2010 – Programa de Controle Ético da População Canina e Felina, realizado através de programas específicos de educação em saúde, de castração e guarda responsável.

“Hoje temos muitos animais nas ruas devido ao abandono pelos proprietários ou ainda pela criação e procriação incorreta, quando os donos não mantém seus animais dentro de suas propriedades”, explica o secretário de Meio Ambiente Gastão Vosgerau, enfatizando que os programas têm como intuito não apenas promover o controle populacional como também o de zoonoses, que são as doenças transmitidas pelos animais ao homem.

Gastão Vosgerau lembra ainda abandonar um animal nas ruas é um ato criminoso considerado como conduta ou atividade lesiva ao meio ambiente. “Nosso maior objetivo com os programas é garantir a conscientização das pessoas para não abandonar os animais e mostrar meios que proporcionem a diminuição desse número”, afirma o secretário do Meio Ambiente,

Programas oferecidos:

– Guarda Responsável

É um programa que tem como objetivo sensibilizar a população sobre o compromisso que se tem quando se pega um animal de estimação. Tem como lema: Exerça a guarda responsável! Não contribua com o aumento de animais abandonados em nossa cidade!

Nele são dadas palestras e dicas de como criá-los, do planejamento e controle de filhotes.

Cerca de 300 pessoas já participaram das palestras desde o início de 2013.

– Programa de Castração de Animais

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Monitoramento e Biodiversidade, oferece um programa de castração gratuita de cães e gatos. Tem como principal objetivo diminuir a superpopulação de cães e gatos nas ruas – tendo em vista que cada fêmea pode gerar cerca de 12 filhotes por ano.

Os donos dos animais que querem participar do programa de castração primeiramente participam de uma palestra informativa. Em seguida é marcada uma consulta para avaliação se o animal está apto para a realização cirúrgica. Preenchido os requisitos, o animal é submetido à cirurgia.

Neste ano foram castrados cerca de 350 animais e já foram firmados mais quatro novos convênios com clínicas veterinárias, além das vigentes e da Universidade Federal do Paraná que possui parceria com a prefeitura.

Para se inscrever no programa, o proprietário deve ligar no 3398-2694, ou preencher uma ficha na Secretaria do meio Ambiente/Guarda Responsável com: RG, CPF, comprovante de residência e fornecer dados do animal e telefone de contato

– Programa Adoção de Animais

A Unidade de Vigilância em Zoonoses tem um programa de adoção assistida. Os animais são entregues castrados e com vacinação anti-rábica para o novo dono. A equipe do programa realiza visitas regularmente com a finalidade de verificar as condições em que o animal está sendo criado. Nesse ano já foram adotados mais de 80 animais e 18 estão à espera de um dono.

Para adotar um animal é necessário levar: RG, CPF e comprovante de endereço.

Telefones Úteis
Secretaria Municipal de Meio Ambiente – 3383-1313

Guarda Responsável: 3282-4078

Unidade de Vigilância de Zoonoses – 3384-1228

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná