farhatLogo na  primeira entrevista coletiva desde que assumiu como delegado-geral da Polícia Civil no Paraná, Riad Farhat já anunciou o afastamento dos delegados que tiveram seus nomes envolvidos nas investigações da  Operação Vortex, do Gaeco. Ele também anunciou mais rigor na formação dos policiais e na fiscalização do trabalho.

A operação do Ministério Público investigou extorsão a donos de autopeças e ferros-velhos por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. Todos acabaram denunciados por corrupção, lavagem de dinheiro e uso da função pública para exigir vantagem. Ao todo são quatro delegados, 16 investigadores e três comerciantes.

Segundo a denúncia, todos faziam parte de uma quadrilha com objetivo de conseguir dinheiro de comerciantes do setor de ferro-velho, por meio de corrupção na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

Operação Vortex
A ação começou em abril de 2013 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Curitiba e Região Metropolitana. “Todos estão afastados de seus postos e vão responder um inquérito administrativo, além da esfera criminal”, afirmou o delegado-geral.

Foram 24 os crimes relatados na denúncia do MP-PR. Três pessoas foram denunciadas por concussão, que é a exigência financeira mediante ameaças, uma por abuso de direito, uma por denunciação caluniosa, uma por lavagem de dinheiro, três por corrupção ativa e 15 corrupção passiva. Todos foram denunciados por formação de quadrilha.

Setor administrativo
Luiz Carlos de Oliveira, ex-titular da Divisão de Crimes contra o Patrimônio, está agora realizando em funções administrativas, por ordem da Secretaria de Segurança. Já Marcos de Góes deixará o 10.º Distrito Policial enquanto que Gerson Machado sairá da delegacia de Quatro Barras e Anderson Ormeni Franco, deixa de ser adjunto da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas.

Os delegados e os outros policiais denunciados ficarão agora apenas em atividades administrativas até que a Corregedoria da Polícia Civil analisar todas as provas levantadas na operação. “Vemos as denúncias com tristeza, mas estamos avaliando caso a caso”, afirmou o novo delegado Riad.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações do Paraná Online