pet dor de ouvido cachorroSe seu cão bate as orelhas chacoalhando a cabeça com muita frequência, ou coça insistentemente as orelhas com a pata, é bom ficar atento: pode ser sinal de infecção ou inflamação. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os pets não costumam ter dores de ouvido como os humanos. O que pode acontecer são problemas de pele como doenças alérgicas, presença de ácaros e fungos, que acometem o ouvido externo, causando muita coceira e incômodo. Nesses casos, a higienização é importante, mas é preciso cautela.

“Os pets não costumam ter “dor de ouvido” como nós humanos, pois o formato do conduto auditivo mais alongado e em “L” dificulta a ocorrência de infecções do ouvido médio e interno. Mas se houver alguma infecção, é preciso fazer a higiene com produtos próprios. Pedimos cuidado com a introdução de materiais e água, e não se deve arrancar os pelos do conduto auditivo, a não ser que seja feita alguma recomendação veterinária”, explica.

Se a quantidade de secreção e pelos for muito grande, pode haver a formação de tampões, dificultando a audição e propiciando o desenvolvimento de infecções. “Se essas infecções não forem tratadas, podem se tornar crônicas e lesar permanentemente a membrana timpânica, causando a perda de audição”, alerta Rhéa.

Em cães saudáveis, a higienização pode ser feita semanalmente, mas em cães em tratamento os donos devem seguir as orientações do médico veterinário. “É bom alertar que a higiene deve ser feita apenas na parte externa, com algodão umedecido e produto indicado, e apenas até onde o dedo alcançar. Nada de colocar objetos pontiagudos”, resume a veterinária.

Cuidar da saúde do seu pet é fundamental. Fique atento aos sinais de possíveis incômodos na audição do seu bicinho e qualquer alteração consulte o médico veterinário!

Sobre Rhéa Cassuli Lima dos Santos
Rhéa Cassuli Lima dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais também pela UTP, e especializanda em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos pela Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de São Paulo.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Serviço:
Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação