mendigo gato curitibaNove meses após dar entrada em uma clínica de reabilitação em Araçoiaba da Serra (SP) para tratar a dependência química, Rafael Nunes, que ficou conhecido no país como “mendigo gato”, se prepara para concluir o tratamento e voltar para a casa dos pais, em Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR).

Em entrevista ao G1, Rafael falou sobre a expectativa de deixar a clínica e voltar para o “mundo real”. “Eu acredito que o verdadeiro teste que vou ter será lá fora. E espero ter aprendido tudo que necessito para não voltar a usar drogas”, afirma.

Ele conta que a retomada do convívio familiar é importante para a conclusão da sua reabilitação. “A união com a família vai ser determinante para eu continuar limpo”, ressalta.

Consciente de sua situação, o ex-dependente comenta que sua recuperação completa é uma tarefa individual e se diz focado a não voltar ao mundo das drogas. “Eu tenho a memória de como eu era antes e a consciência de como sou hoje. Estou bem melhor agora e isso me motiva. Além disso, eu criei uma aversão à droga e à bebida alcoólica. Quando eu saio da clínica, por exemplo, vou até o shopping e vejo alguém bebendo, tenho a sensação de repulsa. Essas pessoas não têm noção do quanto isso faz mal”, conta Rafael.

Embora visivelmente focado em se manter limpo, quando questionado sobre uma possível recaída, levando em consideração que ele não terá mais o monitoramento dos profissionais da clínica que o auxiliaram desde o início do tratamento, ele é enfático. “Eu não me concentro na recaída, porque eu não vou dizer não a Deus e nem pra mim. Eu não quero mais perder a lucidez”, explica o “mendigo gato”, que, durante os dias de tratamento na clínica se apegou à fé para superar os desafios.

A data para o seu retorno para Colombo ainda não foi definida. De acordo com o diretor da clínica, Valter Lattanzio, “pode ser a qualquer momento”.

Enquanto aguarda, Rafael já planeja como será a sua rotina em casa. “Quero aproveitar a minha família, comer a comida da minha mãe, conversar com o pai e brincar com os meus sobrinhos. E, também, pretendo voltar a estudar”, finaliza.

Entenda o caso
O caso de Rafael Nunes ganhou grande repercussão após uma foto dele ser publicada em uma rede social, quando ele ainda morava nas ruas. De acordo com o relato da mulher que o fotografou e postou a foto em uma rede social, Indy Zanardo, Rafael a viu com a máquina fotográfica e pediu para que tirasse uma foto dele, pois queria ficar famoso “na rádio”.

Dias depois da publicação da foto, descobriu-se que Rafael era um ex-modelo que tinha se afundado nas drogas e vivia nas ruas do centro de Curitiba há um ano. A família, que não tinha notícias do jovem há tempos, se mobilizou para buscar um novo tratamento e Rafael foi encaminhado à clínica de Araçoiaba da Serra.

Durante o período de internação, Rafael chegou a receber um convite para participar de um importante evento de moda no Rio de Janeiro, mas a família, junto com os profissionais da clínica, optaram em não aceitar a proposta, alegando que a exposição poderia prejudicar o tratamento.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: G1PR