fornoPerto de Londrina, duas  toneladas de carvão sem licença ambiental foram apreendidas em uma carvoaria na cidade de Florestópolis.  A ação da , no norte do Paraná, pela Polícia Militar Ambiental de Londrina ontem.  A madeira era utilizada para a produção do carvão e não tinha a licença ambiental, e agora o proprietário da carvoaria, devidamente multado, vai responder por crime ambiental.  Todos os 256 sacos do produto apreendidos serão doados para o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

Operação Gralha Azul
A apreensão é resultado da Operação Gralha Azul, que fiscalizou 50 carvoarias em todo o Estado. Os policiais apreenderam cerca de 45 toneladas  de carvão vegetal que eram produzidos  ilegalmente – isso sem contar que a madeira utilizada para a produção do carvão nem possuía nota fiscal de procedência. Grandes quantidades de carvão vegetal irregular já foram apreendidas em  Guarapuava, Rio Branco do Sul, Colombo e Campo Largo, essas últimas três na Região Metropolitana de Curitiba. Até agora, no ano todo, já foram apreendidas 74 toneladas de carvão irregular em todo o Paraná.

Outras Irregularidades
As equipes policiais também estão atentas com outras modalidades de crimes praticados por aí, como poluição e caça ilegal. Por exemplo, uma sucuri de quase 2,5 metros foi capturada em Guaíra e em Toledo foram apreendidas quatro armas nas mãos de caçadores. Em  Foz do Iguaçu, 30 pizzarias foram fiscalizadas para saber se estavam utilizando palmito irregular (o chamado Jussara), mas nenhuma estava usando o produto proibido cuja retirada é ilegal.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações do G1