arquiteturaA Fomento Paraná assinou um acordo de cooperação técnica com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) para facilitar o acesso a linhas de financiamento do Banco do Empreendedor para profissionais ligados à entidade. O convênio foi assinado hoje, durante a solenidade de inauguração da nova sede do conselho em Curitiba.

Pelo convênio, que envolve o projeto Arquiteto Empreendedor e o Núcleo de Empreendedorismo e Sustentabilidade (NESC-CAU/PR), serão beneficiados mais de oito mil arquitetos e urbanistas em atividade e os associados ao conselho. “Queremos que o arquiteto paranaense deixe de ser um intermediário, para ser um empreendedor”, afirma o presidente do conselho, Jeferson Dantas Navolar.

O objetivo da parceria é estimular a formalização dos profissionais e baratear o acesso a financiamentos. “Vamos disponibilizar o crédito principalmente para que os jovens arquitetos possam desenvolver seus projetos próprios e também os projetos dos clientes dos escritórios de arquitetura e urbanismo, para instalação de empresas ou reformas e ampliações”, explica Juraci Barbosa, presidente da Fomento Paraná.

Para Navolar, a parceria com a Fomento Paraná é fundamental para incentivar o empreendedorismo entre os profissionais de arquitetura e urbanismo. “Hoje muitos arquitetos trabalham informalmente, sem estrutura e espaço adequados, que são fundamentais para que o profissional possa ser mais empreendedor e mais produtivo”, afirma.

Ele destaca ainda a importância do trabalho dos profissionais para assegurar que as políticas públicas do Governo do Estado, em especial no financiamento aos municípios, sejam mais efetivas e eficazes, porque são habilitados a analisar e desenvolver os projetos. “Hoje temos muitos recursos à disposição, tanto do setor público quanto privado, mas faltam projetos de qualidade”, completa presidente do conselho.

Banco do Empreendedor
As linhas de crédito do Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, apresentam taxas de juros reduzidas e que estão entre as mais baixas do país para financiar investimentos produtivos — máquinas, equipamentos, instalações e móveis de escritório podem ser financiados com juros a partir de 0,51% ao mês. As taxas são mais baixas para empreendedores que participam de algum curso de capacitação gerencial.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN