bebePara ter ideia, 61 Franciscos foram registrados nos cartórios paranaenses após nomeação do novo Papa. Na hora de escolher o nome para um (a) filho (a), estão as projeções dos desejos da mãe e do pai sobre a criança que vai nascer. Os nomes da moda podem até fazer a cabeça por um tempo, mas o tradicionalismo e o significado dos nomes bíblicos imperam na hora dos pais escolherem o nome para seus filhos. É o que mostra um levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR).

Os nomes Maria, Ana, João, Davi, Pedro, Arthur, Gabriel, Miguel e Lucas lideram o ranking dos 100 nomes mais registrados no primeiro semestre de 2013. Alguns deles, inclusive, fazem parte da preferência dos pais há mais de 15 anos, são eles Maria, Ana e João. “Percebemos que são nomes bíblicos e bastante tradicionais. Alguns deles aparecem com mais frequência nos últimos anos também porque são bastante utilizados para nomes compostos”, analisa o Oficial de Registro Civil e diretor da Anoreg-PR, Arion Toledo Cavalheiro Junior.

Entre os nomes em destaque na mídia atualmente está Francisco, como citamos no início  da matéria, por conta da nomeação do novo Papa em março de 2013. Entre março e junho desse ano foram 61 Franciscos registrados em todo o Paraná, enquanto no mesmo período de 2012 foram 80. “Não houve um aumento significativo no nome Francisco por ser um nome tradicional e já usado com frequência anteriormente a nomeação do Papa. Porém, após a vinda dele ao Brasil, a tendência é de que aumente”, analisa Cavalheiro Junior.

Mudanças
Nomes e sobrenomes fazem parte da identidade e da personalidade de um cidadão. Apesar disso, nem sempre as pessoas mantêm os nomes escolhidos pelos pais no nascimento. Erros de grafia, exposição ao ridículo, adoção de apelidos notáveis, proteção de vítimas e testemunhas, brigas de família, casamento e separação estão entre os motivos justificáveis para uma alteração de nome ou sobrenome. Graças a Lei nº 12.100/2009, algumas dessas mudanças podem ser feitas de forma administrativa nos cartórios extrajudiciais.

Entre os casos que podem ser resolvidos diretamente nos cartórios estão a correção de erros de grafia (letras trocadas ou repetidas). Exemplos comuns são alterações do nome próprio Creusa por Cleusa, de sobrenomes grafados com “s” no lugar de “z”, e nomes estrangeiros, como Tiffany ou Franklin, difíceis de serem grafados corretamente.

Regras
Segundo a Lei de Registros Públicos, os oficiais do registro civil não devem aceitar prenomes que possam expor as pessoas ao ridículo. Se os pais insistirem, o caso pode ser submetido à decisão judicial. Uma exceção são as recomendações para que os cartórios mantenham tradições indígenas e aceitem o registro de nomes nem tão comuns assim.

Abaixo, segue uma lista com os 20 nomes mais registrados no Paraná entre os meses de janeiro e junho de 2013:

MARIA : 3362 registros
ANA: 2532 registros
JOÃO: 2220 registros
DAVI: 1776 registros
PEDRO: 1768 registros
ARTHUR: 1289 registros
GABRIEL: 1247 registros
MIGUEL: 1224 registros
LUCAS: 1118 registros
JULIA: 1101 registros
GUSTAVO: 1022 registros
LUIZ: 882 registros
MATHEUS: 853 registros
LAURA: 810 registros
ENZO: 798 registros
RAFAEL: 753 registros
YASMIN: 714 registros
NICOLAS: 651 registros
SAMUEL: 645 registros

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da CNC Comunicação