Frio e neve em GuarapuavaFoto: Tatiana Farhat
Frio e neve em Guarapuava
Foto: Tatiana Farhat

Com a temperatura nesse momento em 2°C e sensação térmica de -1.8 °C, Curitiba registrou neve em alguns pontos da cidade. Bairros como Boqueirão, Bairro Alto, Santa Felicidade, Santo Inácio,  Campo Comprido e Pinheirinho já tiveram registros e relatos de neve, e em outros pontos da cidade o que caiu foi, de acordo com o Instituto Simepar, a chamada Chuva congelada. Muitos Curitibanos saíram cedinho hoje das suas camas para poder registrar esse momento.

O Instituto Simepar confirmou que nevou fraco em pontos isolados, após 38 anos, e muitos internautas postaram em redes sociais fotos e vídeos da camada fina de neve, que teve duração de 10 minutos em alguns pontos. Na Região Metropolitana de Curitiba, houve neve em Araucária. Já em Guarapuava, ontem às 21h35, a temperatura atingiu 0°C e houve chuva em vários pontos da cidade, com neve. A mesma coisa aconteceu em União da Vitória, lá pelas 21h30, e em Faxinal do Céu caiu neve também.  Com isso, muitas cidades registraram neve no Paraná – as cidades que tiveram a visita branca foram  Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, São Mateus do Sul, Toledo, Palmas, Paula Freitas, Araucária, Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Irati.

neve em araucáriaFria demais
E a madrugada desta terça-feira já é uma das mais frias da história do Paraná. A temperatura mais baixa foi registrada em Palmas, ficando em -1,7°C, com sensação térmica de -6,5°C. Já Guarapuava, cidade em que a neve caiu com mais intensidade, a mínima durante a madrugada esteve em -1,4ºC, porém, a sensação termina registrada foi de -7°C.

Estradas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a BR-116 chegou a ter trechos interditados na noite de ontem. Na região de Guarapuava houve até uma operação especial para poder orientar os motoristas, já que a pista estava escorregadia.

neveNeve  ou chuva congelada?
A neve nada mais é do que a precipitação de gelo translúcidos e brancos, formados diretamente pelo congelamento do vapor d’água que se encontra suspenso na atmosfera. São flocos de gelo mais leves do que as gotas de chuva e, por isso, caem mais lentamente e mais sem direção. Chegando a superfície, se mantêm no formato de gelo e pode ou não se acumular.

Já a chuva congelada acontece quando a chuva se congela em algum momento na viagem da nuvem até a superfície, virando líquido novamente assim que entra em contato com algum material.


São Mateus do Sul

A pequena Lavínia mostra como foi a neve por lá.

1012194_146718738867569_256561943_n

 

 

 

 

 

CONFIRA ALGUNS VÍDEOS DE INTERNAUTAS

Informações: Simepar e Bem Paraná
Imagens e vídeos: Reproduções da Internet