snowTem gente torcendo para que caia neve em Curitiba de qualquer modo. Seja pelo saudosismo do que aconteceu em 1975 ou apenas pelo fato de quem nunca viu a neve de perto, muitos moradores da capital estão ansiosos e na torcida para que caiam os flocos brancos que encantam uns e congelam outros. Mas como seria sair de casa se realmente nevar em Curitiba?  Dirigir pelas ruas será uma aventura e tanto, então como fazer para ir até o trabalho, a faculdade ou mesmo apenas levar seus filhos para a escola?

Para quem não vai andar de carro, mas terá que sair de casa e encarar o frio das ruas dentro dos ônibus, vale se vestir super bem! Casacos pesados são bem vindos, e os impermeáveis mais ainda. Jaquetas que repelem a água, meias mais grossas, luvas, gorros, tênis impermeáveis ou mesmo botas podem (e devem) ser usadas ao sair de casa. Para as mulheres, uma meia calça com fio acima de 150 é o ideal mesmo debaixo da calça jeans e, para os homens, uma calça de pijama ou ceroula por baixo ajudam a esquentar. Óculos escuros com fatores de proteção (nunca os vendidos por camelôs) são recomendados para ajudar a diminuir a luminosidade do sol refletido pela neve – que, aliás, também queima e requer protetor no rosto e nos lábios.

Maurício Ravera, Coordenador de Projetos de Trânsito do Setran, nos disse o que é preciso fazer para evitar acidentes. “Acho que toda a direção, partindo do pressuposto de um evento climático ou não, já exige uma certa prudência. No caso de chuva, redobra essa prudência. No caso de neve, como é uma coisa atípica na cidade, a gente tem pedido para os motoristas que redobrem ainda mais essa prudência, mais ainda no sentido de controlar a velocidade, uma vez que a neve diminui o atrito do pneu com o pavimento” explicou Maurício, que ainda reforçou: Todo cuidado é bem vindo no trânsito!

Até mesmo porque esse evento é algo bem difícil de acontecer em Curitiba, e como o trânsito vai se comportar caso haja uma nevasca é algo misterioso ainda. “A gente não tem como saber o quanto de neve vai cair, o quanto vamos ter de acúmulo de neve e se isso vai trazer algum prejuízo no sentido estrutural do tráfego da cidade, mas se houver algum problema de acúmulo maior de neve, aí teremos que buscar, no sentido operacional do trânsito, algumas soluções como bloquear uma via, o trânsito em algum cruzamento.”

O coordenador de trânsito do Setran acredita que não vai chegar a um nível de neve tão grande, a ponto de causar problemas assim. “Só o que repetimos é que a prudência seja redobrada”, reforça Maurício.

Correntes
A corrente nos pneus não é algo aconselhável para Ravera, que não sabe, ao certo, qual o alcance do estrago que essas correntes podem causar nas vias de Curitiba. “É uma situação bem nova pra nós, vai ser inédito se acontecer isso. Nem tenho como tecer parâmetros para ver se vai danificar o pavimento. É óbvio que se não têm uma camada suficiente de neve, a corrente estraga mesmo o piso. Não estamos preparados para analisar isso, mas de novo, para isso acontecer, é preciso ter uma camada de neve bem generosa para poder usar essas correntes”.

Dentro do Carro

– Use roupas confortáveis e que permitam o movimento dentro do carro,  que não atrapalhem seu movimento. Mas deixe o casaco pesado à mão para usar assim que abrir a porta para deixar o veículo;
– Caso o veículo esteja do lado externo da sua residência (na rua ou em uma garagem aberta ao tempo, por exemplo), procure dar uma limpada tirando o excesso de neve que estiver no teto, no capô e nos vidros do seu carro. Antes de ligar o motor, procure deixar o seu ar condicionado ligado alguns instantes até que os vidros desembacem;
– Leve uma pequena pá de silicone e um pouco de sal junto. A pá de silicone é para evitar tirar outros acúmulos de neve no vidro e no capô que possam surgir no decorrer do dia e, como no Brasil não é de praxe, as pás feitas para essa finalidade são difíceis para se arrumar – por isso opte por algo mais macio. Já o sal ajuda a derreter um pouco a neve;
– Deixe os faróis ligados enquanto dirige. Quanto mais luz, melhor;
– Os pneus apropriados para este tipo de condições são os que contém as letras M e S (de mud e snow, que significam lama e neve em inglês, respectivamente). Mais aderentes, são bons para geadas também;
– Justamente por ter as ruas muito molhadas e escorregadias nesse dia, o ideal é manter  sempre uma distância maior entre o carro da frente e o seu;
– Evite correr e frear repentinamente – as chances do veículo acabar perdendo o controle são muito altas, gerando com isso que os pneus patinem. Se isso acontecer, o ideal é tirar o pé do acelerador e girar o volante para uma direção mais segura (ou que cause menos danos), porém não de maneira brusca. Se virar com tudo, as chances do carro girar são muito grandes;
– Uma parte mais escura na pista pode significar que ali está mais escorregadio. Melhor reduzir ainda mais a velocidade quando passar nesse ponto;
– Feche bem as janelas;
– Atenção redobrada em ultrapassagens. Alguns veículos podem lançar neve e gelo pelos pneus, cegando seu para-brisa;
– Se tiver problemas com o funcionamento do carro, chame o socorro pelo celular – não saia na rua, pois pode ser perigoso algum outro carro derrapar e te atingir. Se estiver sem celular ou sem crédito, fique dentro do carro com as luzes e o pisca ligado até aparecer socorro;

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná