inflaçãoO Índice de Preços ao Consumidor em Curitiba teve deflação de 0,05%, nos 30 dias terminados em 15 de julho. A taxa tem apresentado queda desde o mês passado e foi determinada por redução de preços em vários grupos de despesas, como Alimentos e Bebidas, Vestuário, Transporte e Saúde e Cuidados Pessoais. O índice é medido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O grupo com maior influência para baixo no resultado final foi Vestuário, com taxa de -2,07%. Por sua vez, o declínio de 0,33% em Transportes foi influenciado pela redução de preços em tarifas públicas e combustíveis. Alimentos e Bebidas, que veio pressionando o nível geral do IPC em vários meses desde o início do ano, apresentou estabilidade no período atual, cuja queda de 0,06% teve importante contribuição do tomate.

Por outro lado, a alta de 1,50% verificada no grupo Despesas Pessoais deveu-se principalmente a aumentos em pacotes turísticos internacionais, empregada doméstica e brinquedos e jogos. Já no grupo Habitação, a variação de 0,81% teve por importantes contribuições aumentos em condomínio e aluguel residencial. Todos esses aumentos, ao lado dos verificados nos demais grupos, impediram um declínio maior do IPC, que na quadrissemana anterior havia apresentado queda de 0,16%.

CONFIRA A TABELA
indice

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN