br277medianeiramatelandia2jwO Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) autorizou a liberação do tráfego dos 14,4 quilômetros de duplicação entre Matelândia e Medianeira, na BR-277, na região Oeste. A obra teve investimento de R$ 49,3 milhões e foi executada em parceria do Governo do Estado com a concessionária Ecocataratas.  Além das pistas estão liberadas duas trincheiras (quilômetros 669 e 673) e dois viadutos (quilômetros 667 e 674). “Todas as obras desta duplicação vão desafogar o tráfego da rodovia BR-277, o que vai melhorar o escoamento de produtos da região e a segurança dos usuários”, informou o engenheiro do DER, Carlos Rolando Razzini. O engenheiro disse que a Ecocataratas pretende terminar em 30 dias os serviços complementares, como corte de vegetação, acabamento no meio-fio e nas canaletas, e finalização da sinalização vertical.

Moradores satisfeitos
Moradores, comerciantes e empresários dos dois municípios beneficiados com a duplicação, estão satisfeitos com a obra. “A duplicação agiliza o fluxo dos veículos, além de beneficiar a economia de toda a região Oeste, o tempo percorrido e a segurança dos motoristas”, disse o empresário de transporte de pessoas e cargas de Matelândia, Mário Grando.

Para o comerciante e presidente da Associação Comercial de Matelândia, Amauri Cozer, a duplicação facilita o transporte de produtos. “Vamos ganhar tempo para transportar os nossos produtos daqui para fora da região, o que vai melhorar a vida de todo mundo”, disse Cozer. “Os municípios vão progredir muito, assim como o nosso turismo. Assim como a logística de entrega das mercadorias. Isso aquece a nossa economia”, completou a empresária e comerciante Justina Fávero.

A economia no combustível e na manutenção dos veículos é o que chama a atenção do caminhoneiro da região, Odair Goulart. “Com essa duplicação, vou ganhar uma hora fazendo o mesmo trajeto”, afirmou Goulart.

Para o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Ivonir Lodi, toda a população está satisfeita com a duplicação. “Essa duplicação, entre Medianeira e Matelândia, é a concretização de um sonho”, completou o empresário e presidente do Sindicato do Comércio de Medianeira, Danilo Tombine.

Outro Trecho
Ainda segue em análise os projetos executivos, encaminhados pela concessionária, para duplicar outro trecho da BR-277, entre Matelândia e Cascavel, passando por Ramilândia, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste.  Serão investidos quase R$ 98 milhões na duplicação.

Com informações da AEN

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná