jabutiÉ fato: os cães e gatos são os animais mais comuns quando pensamos em animal de estimação. Mas há outros bichinhos que podem ser bons amigos, principalmente da criançada. E se seu filho, sobrinho ou neto quer aumentar a “família”, o médico veterinário do Hospital Veterinário Pró Vita George Ortmeier Velastín dá algumas dicas de bichos exóticos que podem viver tranquilamente com os pequenos. Ele listou quatro sugestões, e comentou algumas das principais características!

:: Coelhos
São animais limpos e fáceis de cuidar, e podem ser soltos dentro de casa ou apartamento; não têm cheiro no pêlo, lavam-se sozinhos, portanto, não necessitam de banho. Não precisam de vacinas e possuem baixo custo de manutenção e alimentação. São, em geral, dóceis e apegados aos donos. A expectativa de vida dos coelhos é de seis a oito anos. Fazem suas necessidades em um lugar específico, e não precisam de autorização no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Alimentam-se principalmente de folhas e verduras, mas também deve ser oferecida ração.

:: Calopsitas
Também são animais dóceis e mansos, além de serem super inteligentes e curiosas. Possuem facilidade em reproduzir sons, assobiar e imitar palavras, o que pode ser um motivo de diversão para a criançada. Vivem de 10 a 15 de anos, e alimentam-se principalmente de uma mistura de sementes. As calopsitas são fáceis de cuidar: podem viver soltas dentro de casa ou em gaiolas. Atenção para cuidados especiais com a limpeza da gaiola e potes de alimentação e água. Não precisam de autorização de IBAMA.

:: Jabutis
Os jabutis são muitos lentos e dóceis. São terrestres, característica principal que os diferencia das tartarugas (animais de água salgada). Quando se sente ameaçado, o jabuti recolhe as patas, a cauda e a cabeça para dentro do casco, e se faz de morto. Os jabutis se alimentam de frutas e verduras e podem viver até 50 anos. Como é um réptil, é bom prestar atenção na temperatura: é sempre bom oferecer um local com fonte de calor, importante para manter a atividade e manter se alimentando. É necessária a autorização do IBAMA.

:: Ferret ou furões
São animais bem simpáticos e brincalhões, boa opção de animal de estimação para quem está em busca de uma companhia mais “arteira”! São animais curiosos, que gostam de “xeretar” em tudo e meter-se em frestas e atrás de móveis. A alimentação é à base de ração peletizada especial para ferrets. Possuem estimativa de vida de cerca de oito anos, mas podem chegar até 12! Os ferrets possuem algumas características muito semelhantes aos gatos, assim não necessitam de banhos frequentes. Passam quase todo o dia dormindo, e quando estão acordados passam todo o tempo brincando, até mesmo quando são mais velhos. É bom mantê-los em gaiolas quando ficam sozinhos em casa, mas eles devem ser soltos durante algumas horas diariamente. Também aprendem a andar em coleiras e podem sair para passeios na rua. É necessária autorização do IBAMA, que só permite a comercialização de animais castrados.

Sobre George Ortmeier Velastín
George Ortmeier Velastín é natural de Cascavel, graduado médico veterinário pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Clínica e Reprodução Animal, área de concentração Anestesiologia e Estresse de Animais Selvagens.

Velastín foi professor da Faculdade Evangélica do Paraná nos cursos de graduação em Gestão Ambiental e Medicina Veterinária (2008-2012). Médico veterinário com atuação em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens desde 2001. Consultor da Fauna Pro Consultores Ltda de São Paulo (2009) e Bio Situ – Projetos e Estudos Ambientais (Curitiba, 2009). Também foi sócio-coordenador clínico da Clínica Vida Livre – Medicina de Animais Selvagens (Curitiba – 1998-2007). Desde 2001 é pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) de Nazará Paulista/SP, no qual desenvolve trabalho com medicina da conservação no Programa para Conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara).

O veterinário George atende no Hospital Veterinário Pró Vita apenas com hora marcada.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Serviço:
Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816.

Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação