newtonRepresentantes do Comitê Gestor do Registro Nacional de Identificação Civil (RIC) do governo federal aprovaram o sistema biométrico utilizado pelo Paraná, durante a solenidade de abertura do Encontro sobre o uso da tecnologia biométrica no Estado do Paraná, nesta quarta-feira,  em Curitiba.

Durante o evento, o sistema de biometria utilizado pelo Instituto de Identificação do Paraná foi apresentado como ferramenta de gestão pública. A tecnologia utilizada no Estado foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e é referência nacional, principalmente pela integração que permite com outros órgãos, como o Departamento de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Gestão Pública
O diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha (na foto), explica que a tecnologia utilizada no Estado é pioneira no País, justamente pela integração permitida com outros órgãos.

Rocha afirma que a ideia do projeto é unificar as informações dos órgãos relacionados para que os serviços possam melhorar e o cidadão seja atendido com maior qualidade.  Além dos postos do Instituto de Identificação, o sistema poderá ser utilizado também na infraestrutura de outros organismos públicos instalados no interior do Estado, racionalizando os processos administrativos a começar pela redução da quantidade de papéis.

Outro caso de uso do sistema é no Detran, onde a biometria é utilizada nos processos de primeira habilitação, renovação de Carteira Nacional de Habilitação, mudança de categoria, cursos de reciclagem, exames práticos e teóricos, além dos Centros de Formação de Condutores e clínicas médicas credenciadas.

Com Informações do Estado do Paraná

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná