tamiflu 120726 tony hisgett.ccOntem, a  Secretaria Municipal da Saúde confirmou uma morte por gripe A (H1N1) em Curitiba. A vítima é uma criança de 6 meses e a morte dela aconteceu no dia 31 de maio. A fatalidade não pôde ser evitada, mesmo com todas as medidas tomadas tomadas em ambiente hospitalar. O diretor do Centro de Epidemiologia, Moacir Pires Ramos, informou que  em 2013 já foram registrados em Curitiba 266 casos de síndrome respiratória aguda grave, causados por diversos agentes infecciosos, tudo dentro do que é esperado para este semestre, sendo que quatro casos foram de influenza (gripe) e, desses, dois causados pelo vírus H1N1.

Orientação
Nos dois primeiros meses do ano, 8% dos atendimentos que acontecem na rede pública municipal de saúde tem relação com essa doença – percentual que sobe gradativamente conforme o frio vai se aproximando.  Qualquer pessoa que apresentar sintomas de gripe deve  procurar  um serviço de saúde.

Sinais
– Febre acima de 38 graus de início agudo:
– Tosse ou dor de garganta;
– Dores musculares e articulares;
– Diarreia e coriza.

Remédio
De acordo com ele, o medicamento Oseltamivir – comercialmente conhecido como Tamiflu – está disponível em todas as unidades básicas de saúde e nas unidades de pronto atendimento de Curitiba, sendo preciso para retirar apenas uma receita médica simples (receita branca), até mesmo de médico particular.

Com informações do Bem Paraná

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná