frutasA chuva e o frio dos últimos dias elevaram a umidade do ar, prejudicando a produção de verduras e legumes na Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, a oferta caiu e os preços de alguns itens subiram no atacado, também impulsionados pelo custo do frete, já que tiveram de vir de outros estados. Essa majoração de preços deve chegar com mais rapidez aos preços das feira livres e frutarias de bairro, uma vez que os feirantes costumam comprar os produtos na Ceasa.

As maiores altas foram verificadas nas cotações do pepino tipo salada extra 2 A e do pimentão verde extra 2 A. Cada um apresentou 50% de aumento em apenas uma semana, de acordo com a cotação da Divisão Técnica Econômica da Ceasa do Paraná.

No caso do pepino, o reforço veio de regiões produtoras de São Paulo e Espírito Santo. A oferta de pimentão verde extra 2 A, vem de São Paulo, Colombo (RMC) e Bandeirantes, no norte pioneiro paranaense.

Dezesseis entre os trinta hortigranjeiros (os de maior consumo) pesquisados semanalmente pela Divisão Técnica Econômica da Ceasa do Paraná, e que representam mais de 90% do volume total comercializado, apresentaram alta de precos, e onze tiveram queda. A maior redução foi na abobrinha verde extra 2 A, em 65,71%. A média ponderada de preços subiu 9,47%.

Também em alta: alface crespa grande (+ 50%), batata comum especial lavada (+ 9,09%), batata doce branca extra (+ 8,70%), batata salsa extra 2 A (+ 7,14%), cenoura nantes 2 A (+ 44,74%), couve flor híbrida grande (+ 11,11%), tomate longa vida extra 2 A (+ 30%), abacaxi havaí grande (+ 12%), laranja pera grande (+ 12,50%), melancia redonda (+ 42,86%), ponkan grande (+ 8,7%), uva niágara rosada (+ 16,67%) e ovos brancos extra (+ 3,66%).

Além da abobrinha verde extra 2 A, que está 65,71% mais barata, estão com cotações mais baixas o aipim extra (20%), cebola pera nacional (6,67%), chuchu extra 2 A (33,33%, repolho híbrido médio (11,11%), vagem macarrão extra 2 a (12,5%), abacate manteiga (5%), limão tahiti médio (17,86%), maçã nacional gala (9,09%), mamão comum (8%) e manga tomy (13,33%). Abóbora seca (ou de pescoço), banana caturra primeira e melão amarelo grande estão estáveis.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Bem Paraná / foto: Divulgação