boiO Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) venderá 239 animais de seu plantel neste sábado, dia 25 de maio,  em um leilão no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, a partir das 15 horas. Também serão ofertados lotes de oito criadores vinculados à Sociedade Rural dos Campos Gerais, entidade promotora do evento, totalizando 600 cabeças em leilão.

De acordo com o pesquisador José Luiz Moletta, os lotes do Iapar são formados por vacas, novilhas, bezerros e bezerras de alto padrão genético. São animais mestiços, das raças aberdeem, canchim, caracu e charolês, que foram usados na Estação Experimental Fazenda-Modelo, em estudos e cruzamentos para formação da raça Purunã. “Este não é um leilão de material genético de Purunã, mas venda de animais dispensados do rebanho experimental”, enfatiza Moletta.

Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas pelos telefones (42) 3239-4934, (42) 3226-2773, (43) 3376-2148 e no endereço www.comprasparana.pr.gov.br.

Genética
O pesquisador orienta os pecuaristas interessados em adquirir genética do Purunã e participar do processo de multiplicação da raça a procurar a Estação Experimental Fazenda-Modelo, em Ponta Grossa, pelo telefone (42) 3226-3251 ou e-mail efmiapar@iapar.br.

O Iapar iniciou estudos para desenvolvimento do Purunã no começo da década de 80, para oferecer aos pecuaristas um animal capaz de produzir carcaças de elevado padrão, com baixo custo e que ficassem prontos para abate em pouco tempo. Para alcançar esses objetivos, os pesquisadores partiram de cruzamentos sucessivos e controlados, envolvendo animais puros das raças aberdeen angus, canchim, caracu e charolês.

Decorridos mais de 30 anos de trabalho, a raça Purunã está em processo de consolidação. No ano passado, o Ministério de Agricultura e Abastecimento (Mapa) credenciou o Iapar a emitir o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) do Purunã, documento que regulariza a comercialização e apresentação da nova raça em todo o Brasil.

Moletta explica que animais Purunã agregam as características economicamente relevantes de cada grupo formador – rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos carrapatos do caracu e do canchim; alta velocidade de ganho de peso, carcaça de grande rendimento, elevado porcentual de carnes nobres do charolês; e, ainda, precocidade, temperamento dócil e carne macia com alta qualidade de marmoreio do angus. O nome Purunã é uma homenagem à serra que separa o primeiro e o segundo planaltos do Paraná, próxima à fazenda-modelo.

Serviço
Leilão da Sociedade Rural dos Campos Gerais
Data: 25 de maio, sábado
Horário: 15 horas
Local: Recinto de leilões do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, localizado na Rua Margarida, 1.050 – Bairro Santa Terezinha

Fonte: ANE

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná