adocaoNa data em que o Brasil ressalta a importância da adoção de crianças e adolescentes, o grupo Romã traz o tema como destaque na programação do Shopping São José. Durante o dia de sábado, 25 de maio, pessoas interessadas em adotar podem conversar e tirar dúvidas sobre o processo que envolve a adoção.

O trabalho tem o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, e será desenvolvido pelo grupo de apoio Romã, com a colaboração de alunos do curso de Direito e Administração da FAE.

Sobre  as atividades no Shopping São José|
O evento deste sábado acontece no Shopping São José, das 10h às 18h, e faz parte do Dia Nacional da Adoção. A data foi criada por Grupos de Apoio à Adoção que, assim como o Romã em São José dos Pinhais,buscam levar informação e auxílio para pais adotivos e instituições que acolhem menores em processo de destituição familiar. Entre as dificuldades, preconceito social e morosidade legal estão no topo da lista. Entre os avanços, mais discussões e informações sobre o tema, resultando em mais pessoas interessadas em adotar.

Grupo Romã completa cinco anos
No Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, o grupo Romã comemora cinco anos de atividades em São José dos Pinhais. Com o nome da fruta símbolo da fertilidade, ROMÃ significa Reflexão, Orientação, Mobilização e Apoio para ações voltadas à adoção de crianças e adolescentes. O grupo é responsável, em SJP, pelos encontros necessários a quem deseja adotar. Eles são requisitos da Vara da Infância e da Juventude no processo de adoção. Além de informar, os encontros são uma troca de experiências entre pais adotivos.

Serviço 
Dia Nacional da Adoção – Tira dúvidas sobre o processo, que envolve crianças e adolescentes.
Shopping São José, 25 de maio, das 10h às 18h.

SAIBA MAIS
O que é adoção?

É a maternidade e/ou paternidade de uma pessoa ou casal que torna filho(a), de forma definitiva, legal e afetiva uma criança ou adolescente, gerada por outra pessoa.
Quem pode adotar?

Pessoas maiores de 18 anos, solteiras, casadas, separadas, viúvas, ou que convivam materialmente, desde que sejam pelo menos 16 anos mais velhas do que a criança ou adolescente. Avós ou irmãos não podem adotar, mas podem pedir a guarda ou tutela da criança ou adolescente. Tios e tias podem adotar.

Por que adotar?
Para dar à criança e adolescente o direito já lhe concedido por lei de viver em uma família (Art.19 do Estatuto da Criança e do Adolescente)

Como adotar?
*Procurar a Equipe Técnica da Vara da Infân cia e Juventude de São José dos Pinhais (situada no Fórum Cível, na Rua João Angelo Cordeiro, s/nº, Centro, SJP), das 13h às 18h, de segunda a sexta.

*Providenciar a documentação exigida e prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

*Requerer a inscrição para a adoção.

*Participar do encontro para pais promovido pelo Grupo Romã. (www.adotasaojose.com.br)

Com informações da Secretaria de Comunicação Social de São José dos Pinhais
Foto: Mauren Lucrecia