metrocuritibaAgora parece que vai! A Prefeitura de Curitiba retomou o projeto do Metrô Curitibano ontem, quando o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin, apresentou a nova proposta. Se tudo correr bem, em aproximadamente 90 dias haverá um novo projeto – que deve, na visão dos administradores de Curitiba, ser tecnicamente mais forte, com propriedades ambientalmente sustentável e financeiramente viável.

 

E a primeira medida visando este novo metrô aconteceu ontem, com o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) visando uma convocação  para possíveis interessados em aprofundar os estudos para implantação do metrô  – e que possam apresentar alternativas melhores ao que está hoje em dia. De acordo com o secretário, estudos apontam que o antigo projeto não tinha consistência. Agora a Prefeitura de Curitiba vai buscar propostas técnicas e financeiras que complementem o projeto original.

Inconsistências do projeto anterior
Entre as principais inconsistências do projeto da administração anterior, detectados pela atual gestão, estão os seguintes itens:
– Custo estimado de R$ 2,34 bilhões para 14,2 quilômetros da fase 1 (CIC-Sul/Rua das Flores), que está defasado;
– Demanda de passageiros, que foi calculada em 470 mil passageiros/dia e está acima de patamares reais;
– Sistemas construtivos propostos (Cut and Cover e NATM) , que são considerados inadequados;
– Não especificação do procedimento de licitação e operação de dois trechos distintos, já que há uma segunda etapa (Santa Cândida).

Leia mais no Jornal do Povo Paraná
Notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias da Região Metropolitana de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Litoral no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Interior do Paraná no Jornal do Povo  do Paraná