maçaOs produtores de maçã do Paraná poderão fazer pela internet a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) para acelerar o processo de certificação de origem, etapa fundamental para a ampliação de mercado da produção paranaense. Esta é uma das metas da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). Já estão em andamento os preparativos para a emissão de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) no sistema on-line. A PTV é um documento emitido pela Adapar que garante que a maçã produzida no Paraná está livre de pragas e doenças, entre elas a praga Cidya pomonella. O documento é exigido para que os produtores que pretendem comercializar a maçã paranaense em outros estados brasileiros.

 

A agilização na emissão de PTV é uma das reivindicações apresentadas pelos produtores de maças, que estão reclamando na demora desse procedimento, o que pode prejudicar a comercialização. Com a emissão da PTV, os fiscais da Adapar atestam para os mercados que os procedimentos sanitários foram adotados e cumpridos pelos produtores.

Agronegócios
Outra questão discutida foi a falta de agroquímicos específicos para a produção de algumas frutas como a ameixa e o caqui. Eles pediram a ajuda do Estado para que se possibilite a extensão de uso de alguns agroquímicos com registro nacional para produtos similares que possam ser aplicados nessas frutas.

Com informações da Agência de Notícias do Estado