Cidade pode ter mais táxis agoraFoto: PMPR
Cidade pode ter mais táxis agora
Foto: PMPR

Foi aprovado recentemente pelos vereadores de Fazenda Rio Grande, por unanimidade,o projeto que autoriza a ampliação da frota de táxi no município, definindo alguns critérios para a concessão de novas vagas. A cidade, que conta com uma população de mais de 100 mil habitantes, tem apenas 17 veículos neste serviço – em comparação com Mandirituba,a frota é diminuta, já que na cidade vizinha, com pouco mais de 20 mil moradores, a frota chega aos 38 veículos legalizados. O número era, portanto, considerado insuficiente para atender a demanda.

 

A solicitação por mais táxis é antiga na região e a lei municipal que autoriza e regulariza táxi no município é de 1998. De acordo com a lei e a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só seria possível aumentar o número de táxis na cidade se a população fosse igual ou maior que 100 mil habitantes.

Normas
O novo projeto de lei elaborado estabelece normas para este tipo de transporte e prevê a liberação de mais placas em Fazenda Rio Grande. Como acabou aprovado por todos os 13 vereadores, o projeto apresentado em 1998 foi revogado e a quantidade de autorizações de novas placas em circulação aumentará, sendo uma autorização para cada 2.600 habitantes, o que hoje representaria 30 veículos a mais na frota.

No entanto, a lei ainda prevê normas para o condutor e proprietário, a cerca do estado de uso dos veículos táxi e determina pontos onde os veículos irão estacionar para aguardar os passageiros – hoje, Fazenda Rio Grande tem apenas dois pontos:  um no antigo e outro no novo terminal de transportes de passageiros.

Com informações do jornal O Repórter