catedral
Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel (Foto: Prefeitura de Cascavel)

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pretende instituir a Região Metropolitana de Cascavel (RMCVEL), no oeste do estado. O texto que propõe a união de 28 municípios da região ainda deve passar por comissões técnicas, como a de Constituição e Justiça, antes de seguir para votação em plenário.

O projeto foi apresentado pelo deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que sustenta a relevância do mesmo como um “grande projeto de interação econômica, social, cultural e geopolítica”. Pela proposta, a RMCVEL deve comportar um Conselho Deliberativo com cinco membros indicados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Cascavel, além de um Conselho Consultivo formado por representantes de todos os municípios participantes. Ambos os conselhos devem elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região e executar programas e projetos comuns.

Se aprovada, a RMCVEL deve ser composta por Cascavel, Toledo, Tupãssi, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Jesuítas, Iracema do Oeste, Nova Aurora, Anahy, Ubiratã, Iguatu, Cafelândia, Campo Bonito, Catanduvas, Ibema, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Corbélia, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Capitão Leônidas Marques, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Ouro Verde do Oeste e Três Barras do Paraná.

O autor da proposta acredita que a região metropolitana pode atingir os municípios diretamente com tarifas de transporte mais baratas, ligações telefônicas tarifadas como locais, isenções fiscais para projetos industriais e ambientais comuns – como coleta e destinação de lixo -, entre outros.

Fonte: G1PR