cabeloPara começar bem o verão e garantir que os cabelos continuem saudáveis durante toda a estação, é fundamental a manutenção diária com produtos específicos para cada tipo de cabelo e hidratação com certa frequência. Em casos extremos, a cauterização se faz necessária. Assim os fios vão estar protegidos e com as escamas fechadas, evitando que outros componentes se acumulem e prejudiquem os cabelos.

» Salão de beleza em Curitiba

Já para prevenir dos danos causados pelo sol, mar, cloro e vento, a coordenadora técnica nacional da Keune, Sionara Bandeira, traz outras dicas para evitar que o término da temporada de verão seja também o fim das belas madeixas. Produtos com filtro contra raios UV já são comuns no mercado; existem até linhas específicas com fator de proteção maior para esta época do ano.

Reforçar a proteção dos cabelos contra os raios solares é a primeira regra para quem gosta de ficar por longos períodos em áreas abertas. Devido à rotina de lavagens dos fios e à exposição ao sol, a preocupação das mulheres que têm cabelos coloridos é com o rápido desbotamento. Os em tons marrons, avermelhados e cobres são os que precisam de mais cuidados.

Segundo a especialista Keune, o segredo é utilizar produtos que selem as camadas das cutículas para que os fios fiquem protegidos. É também comum nesta época do ano a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, favorecida pela umidade nos cabelos por longos períodos, pelo calor e ainda pelo excesso do uso de cremes de enxágue. A limpeza dos fios pode ser feita com diversos produtos, dependendo do tipo de cabelo.

» Dicas e cuidados para cabelos tingidos

Para a prevenção do problema, pode-se utilizar shampoo anti-resíduos pelo menos uma vez por semana. Os alongamentos precisam de cuidados redobrados. Neste caso, a especialista Keune recomenda o uso de um produto específico, pois normalmente são fios que necessitam de hidratação extra e proteção na cola para que as mechas não caiam.

» Dicas e cuidados para quem tem cabelos encaracolados

Já para as loiras que passaram por processo de descoloração, a recomendação é realmente fugir das piscinas e do mar. O sol e o cloro deixam os cabelos esverdeados. A amônia e os oxidantes utilizados no clareamento são potencializados, causando grandes danos aos fios e aumentando sua porosidade.

Se existir este dano, inclusive para quem tem apenas mechas, não se aconselha simplesmente colorir, sem tratamento algum. Isto pode resultar em uma reação química que causa até a queda do cabelo. A solução é a remoção do esverdeado com uma raspagem no fio para a retirada de resíduos profundos com um profissional capacitado.

Fonte: hagah PR